Três professores, três exemplos de dedicação à educação pública, mas também de incerteza e precariedade. Paulo Tavares, Rosa Moreira e Susana Marques são os rostos de um protesto que está a marcar a atualidade nacional e que também tem eco em Espinho, seja na perspetiva dos que cá lecionam ou dos que daqui partem todos os dias, para dar aulas a muitas dezenas de quilómetros. Um Destaque a não perder.
A Operação Vórtex continua a marcar a atualidade local, desta vez com a notícia do pedido para levantamento da imunidade a Pinto Moreira. Na sequência desta ação do Ministério Público, o ex-presidente da Câmara Municipal já assumiu que vai suspender funções na Assembleia da República.
Relacionado com mesmo caso, a Defesa de Espinho antecipou na última semana que a nova líder da autarquia, Maria Manuel Cruz, iria assumir os pelouros que eram do seu antecessor. Essa informação foi confirmada ao longo da semana, estando disponível no 4500 Espinho o elenco completo das funções distribuídas pelo novo executivo.
Nota, neste número, para o texto de opinião de Maria Manuela Aguiar, com uma análise muito particular sobre o exercício do poder autárquico no feminino. E um vox-pop, em É do Nosso Mar, com a opinião dos espinhenses sobre as consequências da Operação Vórtex para a reputação do concelho.
Finalmente, uma entrevista a André Tavares, treinador de Boccia; e um trabalho sobre os 85 anos da Associação Académica de Espinho, em Defesa-Ataque.
Muito para ler, como sempre, no jornal que marca a atualidade de Espinho e mostra o concelho por dentro.