Neste momento particularmente conturbado e de inflação crescente, existe muitas vezes a dúvida: será melhor amortizar os créditos ou começar a poupar? O que será mais vantajoso no momento atual? A resposta não é simples, porque pagar dividas permite uma vida desafogada, mas é essencial poupar. O ideal seria as duas coisas, mas nem sempre é fácil e viável.

O mais importante é o equilíbrio. Se já tem um bom fundo de maneio, pode começar a amortizar ou liquidar dívidas, como é o caso do crédito habitação, que sendo um valor por norma elevado pode justificar uma poupança com esse fim.
Deve também fazer as contas sobre os juros a amortizar no crédito e o juros oferecidos pelos produtos de poupança e investimento, tendo em conta se existe taxa de amortização antecipada. O melhor é usar um simulador, como aquele que é disponibilizado pelo Banco de Portugal (ver em clientebancario.bportugal.pt)

No caso do cartão de crédito, a resposta é imediata: se o está a pagar parcelarmente e tem essa possibilidade, deve liquidar, uma vez que a taxa de juro é bastante elevada.

Tendo uma situação estável, deve pensar criar um plano de poupança, começando por um fundo de emergência, uma poupança que permita fazer face às despesas de três a seis meses. Uma boa forma de iniciar a poupança, é retirar uma parte do salário para o mesmo fim. Deve
também acautelar o futuro, por exemplo através de um PPR.

Quanto às amortizações/liquidações, estabeleça metas e prioridades, começando pelas dívidas
com taxas de juro mais elevadas, como os cartões de crédito.

Se a situação está mais difícil e sente dificuldade em pagar todas as contas referentes aos créditos, uma opção a considerar será a consolidação.
Isto é, juntar os créditos num só para diminuir o peso orçamental.
Outra possibilidade poderá a transferência do crédito.

Todas as opções devem ser ponderadas e conscientes. Se tem dúvidas, procure aconselhar-se com um profissional.

DICAS:

  • Analise o seu orçamento
  • Faça uma lista dos créditos e organize-os por taxa de juro, começando do mais alto para o menor
  • Saiba as condições do seu crédito habitação (spread, TAEG, MITC)
  • Faça simulações
  • Procure aconselhamento profissional

A rubrica Cada €uro Conta é uma parceria entre o jornal Defesa de Espinho e a DSI Intermediários de Crédito. Conteúdo patrocinado.

*no nosso sítio da net, pode descarregar a folha de calculo para o orçamento mensal e também o Kakebo visite www.dsintermediarioscreditoespinho.com