A espinhense Isa Letra abriu o seu negócio em 2022. Fotografia: DE/Sara Ferreira

Desde bolos com música, até aos mais tradicionais bentô cakes, passando pelos macarons, cupcakes, bolos de aniversário e ‘mesversário’, a pastelaria de Isa Letra tem atraído cada vez mais a curiosidade dos internautas nas redes sociais.

Foi com a sua maneira descontraída que Isa Letra nos abriu as portas do seu espaço em São João da Madeira para nos contar a história do seu negócio. Aos 32 anos, a pasteleira natural de Espinho vê a Isa’licious como um resultado de várias experiências ao longo do seu percurso de vida, que nem sempre teve a pastelaria como objetivo.

Apesar de sempre ter gostado de fazer bolos, Isa Letra tinha o sonho de ser estilista desde os 13 anos, altura em que almejava fazer vestidos de noiva. Porém, quando chegou o momento de ingressar na universidade, onde pretendia entrar em design de moda, a espinhense conta que as melhores opções eram em Lisboa e, por isso, demasiado dispendiosas. Por essa razão, foi em design de figurinos, na Escola Superior de Artes e Espetáculo do Porto, que decidiu prosseguir os estudos.

NO ÚLTIMO ANO, QUANDO ESTAVA A FAZER UMAS CADEIRAS, CONVIDARAM-ME PARA FAZER UM BRUNCH NO MAUS HÁBITOS

Contudo, rapidamente percebeu que não era bem o que pretendia para o seu futuro. “No segundo ano percebi que não era aquilo que queria, mas a minha mãe disse-me para fazer a licenciatura até ao fim. No último ano, quando estava a fazer umas cadeiras que tinha deixado ficar para trás, convidaram-me para fazer um brunch no Maus Hábitos”, conta.

Foi então no conhecido espaço portuense de intervenção cultural que a pastelaria entrou na sua vida, sendo que fazia dois bolos para os domingos e estava encarregue de os servir. “Comecei a gostar muito daquilo e depois passei a querer fazer também as compras, a contabilidade” explica a doceira espinhense. Pensou a longo prazo e contactou um tio no Brasil e cruzou o Atlântico para investir na carreira de pasteleira.

Depois da passagem por São Paulo, Isa voltou em 2013 a Portugal e inscreveu-se num curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que lhe abriu muitas portas no ramo. Fez um estágio curricular em Espanha, na La Pastisseria Barcelona, um espaço de Josep Maria Rodríguez Guerola, campeão do mundo de pastelaria em 2011. “Foi das melhores coisas que fiz, adorei o estágio. Foi muito duro, trabalhei muitas horas, mas aprendi muito”, afirma.

A partir daí Isa Letra passou por vários espaços conceituados a trabalhar como pasteleira, como o Barão de Fladgate, o PortoBay Teatro e o Vila Foz Hotel & Spa, onde foi subchefe. No entanto, começou a tornar-se difícil conciliar a vida profissional com a pessoal. “Fui mãe, fiquei solteira, e isso começou a pesar nos horários” confidencia a espinhense.

Seguiu-se então uma curta passagem pela Miss Pavlova. em 2021, que antecedeu o seu desafio atual: a Isa’licious. “Vi-me numa situação em que não podia aceitar vagas em espaços com horários muito pesados”, conta. Incentivada pelos amigos e familiares, para quem já fazia alguns bolos, decidiu então avançar com o seu próprio negócio. Apesar de ter procurado um espaço em Espinho, o custo elevado das rendas na cidade levaram Isa até São João da Madeira, ao Centro Comercial da Corgalta.

“O espaço era um restaurante de carnes fumadas. As minhas amigas disseram-me que ia fechar e que não podia deixar escapar a oportunidade”, diz a pasteleira espinhense. “Andei aqui com o meu pai a pintar, fui trazendo coisas de casa, ornamentos que a minha avó fez, trouxe um papel de fundo de casa para as fotografias para o Instagram”, explica-nos enquanto apresenta as instalações.

Apesar da pastelaria funcionar através de encomendas, tem também um caráter de salão de chá, sendo possível tomar um café enquanto se prova um doce mais intemporal como as cookies, as pipocas gourmet, brigadeiros, entre outros, havendo inclusive vários menus em que podemos cruzar uma bebida com a doçaria. No entanto, a especialidade da casa são mesmo os bolos e, segundo Isa Letra, os que mais saem são as combinações de chocolate e caramelo, red velvet e cupcake e cenoura e brigadeiro.

Bolos com ligação ao Spotify viralizaram nas redes sociais

Com as portas abertas desde setembro do último ano, a Isa’licious tem feito o seu caminho bastante próximo do Instagram. Segundo Isa Letra, foi da interação com contas de pasteleiros brasileiros que surgiu a ideia de incluir códigos de músicas do Spotify nos bolos. “Sigo várias pasteleiras brasileiras e elas andavam a fazer os bentô cakes e os de Spotify. Peguei nessa ideia do código e fiz à minha maneira”, explica. O conceito tem viralizado nas redes sociai, e já levou a pastelaria até aos média nacionais, como o ‘New in Town’.

Notícia disponível, na íntegra, na edição de 23 de fevereiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.