Belmiro Rocha foi reeleito presidente da APER

Foto: Sara Ferreira

O espinhense Belmiro Rocha, foi reeleito presidente da direção da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação (APER). Trata-se do quarto mandato à frente daquela associação.

Belmiro Rocha, enfermeiro gestor e especialista em enfermagem de reabilitação do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), foi eleito, recentemente, presidente da direção da APER, para o triénio 2023/2025. O processo eleitoral decorreu em Coimbra, no passado sábado.

O enfermeiro espinhense, que encabeçou a Lista A, ganhou as eleições com 76% dos votos, numa votação muito expressiva e numa assembleia muito participada.

Trata-se do quarto mandato de Belmiro Rocha como presidente da direção da APER, tendo cumprido dois mandatos consecutivos de 2008 a 2010 e de 2011 a 2012, altura em que foi eleito para presidente da mesa do Colégio Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros. O terceiro mandato em que Belmiro Rocha foi eleito presidente da APER foi em 2020/2022, sendo o próximo mandato, o quarto como presidente da instituição.

A APER é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1978, com cobertura em todo o território nacional (continental e ilhas), dedicada à educação, formação e investigação na área da Enfermagem de Reabilitação, oferecendo nomeadamente várias oportunidades de formação estruturada e especializada nas diferentes áreas da Enfermagem de Reabilitação.

“As atividades da APER são vastas e variadas”, explica Belmiro Rocha, destacando “o apoio aos Núcleos de Enfermeiros de Reabilitação (NER) nas instituições de saúde, a Revista Portuguesa de Enfermagem de Reabilitação (RPER), a Bolsa de Investigação Maria Manuela Martins, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação (CIER) realizado anualmente, o Prémio Maria de Lurdes Sales Luís”.