Prato da casa: Espetadas de gambas e de lulas a especialidade do El Guapo

A equipa do restaurante El Guapo, em Guetim (foto: Francisco Azevedo)

Entre outras iguarias, a espetada de gambas e de lulas é a especialidade do restaurante El Guapo, em Guetim. Paulo Leal, proprietário do espaço, vê nessa iguaria uma janela de oportunidade para um negócio que poderá vir a ser uma mais-valia para o cardápio gastronómico espinhense.

Paulo Leal, o proprietário do restaurante El Guapo, em Guetim, tomou conta do negócio há cerca de 18 anos, com a sua mulher, Albertina Gomes. Um percurso que abraçou, com grande paixão e dedicação, após uma experiência como cortador de carnes e chefe dos talhos dos hipermercados Modelo Continente, do grupo Sonae.

Sobre o espaço, Paulo Leal recorda que “o senhorio do prédio era de El Guapo, na Venezuela. Foi um nome que ficou porque não dei muita importância. Apostei na qualidade dos produtos e no atendimento e, por isso, nunca me preocupei com o nome”, diz.

“Na altura em que comprei o restaurante, o negócio estava voltado para os pratos do dia. Entendi dar uma outra dinâmica e, por isso, desenvolvi a ideia envolta das espetadas de marisco. Não era um conceito novo, uma vez que aqui muito próximo já existia um restaurante que era famoso pelas suas espetadas de marisco, mas era uma especialidade que poderia ser aproveitada por todos, criando-se uma tradição na zona”, explica.

Paulo já fora proprietário de uma hamburgueria, em Espinho, e resolveu fazer uma aposta no El Guapo pela sua localização. “Foi uma oportunidade que tive pela frente e agarrei-a”, afirma.

Ainda sobre a concorrência, Paulo Leal afirma que o facto de haver mais um restaurante a confecionar as espetadas de marisco em Guetim, não é um problema. “Só poderia trazer vantagens a todos haver mais um. Há lugar para todos”, sublinha.

“Sabemos que há um restaurante aqui próximo que é pioneiro desta iguaria e, por isso, não entramos em disputas ou guerras. Há espaço para todos e, na minha opinião, até deveria haver mais restaurantes a fazer as espetadas”, defende. “Seria um pouco como na Mealhada onde o leitão é a iguaria principal e há vários restaurantes a servirem o prato”, explica o proprietário sustentando que “as espetadas de marisco “deveriam estar já bem enraizadas em Espinho como um prato tradicional”, conhecido em todo o país. “Quem vinha a Espinho iria procurar este prato em vários restaurantes. A concorrência sempre foi saudável aos negócios e, sobretudo, aos clientes”.

Artigo completo na edição de 9 de março de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.