Pavilhão da Académica de Espinho vai acolher as eucaristias pascais

Foto: Arquivo

Com as obras de remodelação da Igreja Matriz de Espinho por concluir, as celebrações religiosas da Páscoa ano já têm programa e local definidos. O pavilhão Arquiteto Jerónimo Reis, da Académica de Espinho, irá receber as principais eucaristias. Já o tradicional Concerto de Páscoa terá lugar no Auditório de Espinho – Academia.  

As principais celebrações da Páscoa, entre 7 e 9 de abril, serão celebradas no pavilhão da Associação Académica de Espinho, a norte da cidade. Uma forma que a paróquia encontrou para ultrapassar as obras de remodelação da Igreja Matriz de Espinho que, segundo o padre Artur Pinto, poderão estar concluídas até ao final do ano.

Com as eucaristias a decorrerem habitualmente no Centro Pastoral de Espinho, a paróquia optou por realizar as missas da semana santa no pavilhão academista, tratando-se de um espaço amplo e com capacidade para acolher todos os fiéis que acorrem ao momento mais importante do calendário anual da Igreja Católica. “Não temos condições para o fazer no salão paroquial”, reconhece o padre Artur Pinto, que adianta, apesar de tudo, a celebração do Dia de Ramos, a 2 de abril, na Capela de Santa Maria Maior [Nossa Senhora da Ajuda, rua 8], e a organização de uma Via Sacra pelos participantes da catequese. “A outra Via Sacra, que era uma iniciativa da Câmara, este ano não terá avançado. Ninguém contactou os grupos que habitualmente participam neste evento”, adianta o pároco à Defesa de Espinho.

Do programa que está elaborado, o padre Artur Pinto destaca o Concerto de Páscoa da Academia de Música de Espinho, que terá lugar a 5 de abril no auditório da instituição, junto à Escola Sá Couto, e com a receita a reverter a favor das obras da Igreja Matriz. “Esta foi uma forma muito simpática que a Academia de Música encontrou para reconhecer e agradecer o facto de a Paróquia de Espinho, ao longo dos anos, ter colaborado e possibilitado que os concertos se realizassem na Igreja Matriz. Deste modo, a Academia quer contribuir para a recuperação daquele espaço”, sublinha.

Foco nas Jornadas Mundiais da Juventude

Este ano, as celebrações da Páscoa estão condicionadas, não só pela indisponibilidade da Igreja Matriz, mas também pelo envolvimento na Paróquia de Espinho nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). “Estamos a concentrar as nossas energias nas JMJ e há muito trabalho que está a ser desenvolvido e que não é percetível”, explica o padre Artur Pinto. “Teremos de levar a Lisboa cerca de 200 pessoas, entre jovens e adultos e, por isso, tem sido um trabalho muito intenso. Estamos a angariar casas para acolher os estudantes para as pré-jornadas que irão realizar-se na Diocese do Porto”.

Eucaristias

2 de abril, Domingo de Ramos

10h30, Capela de Santa Maria Maior

19h00, Auditório do Centro Pastoral

6 de abril, Quinta-feira Santa

21h30, Ceia do Senhor, pavilhão Académica de Espinho

7 de abril, Sexta-feira Santa

9h00, Oração de Laudes, Auditório do Centro Pastoral

15h00, Paixão do Senhor, pavilhão Académica de Espinho

8 de abril, Sábado Santo

9h00, Oração de Laudes, Auditório do Centro Pastoral

21h30. Vigília Pascal, pavilhão Académica de Espinho

9 de abril, Domingo de Páscoa

9h00, Visita Pascal pelas ruas da cidade

11h00, Eucaristia Solene de Páscoa, pavilhão Académica de Espinho

19h00, Eucaristia, Auditório do Centro Pastoral

Artigo completo na edição de 30 de março de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.