Academistas foram fortíssimos e arrecadaram o título ante um poderoso Leixões. Tigres não foram além da quarta posição, perdendo os dois jogos do playoff.
A equipa de voleibol de sub-21 masculinos da Associação Académica de Espinho sagrou-se, no passado domingo, campeã nacional. Os academistas venceram o rival SC Espinho, nas meias-finais do playoff, por 3-0 (25-15, 25-17 e 25-23) e na final, bateram o Leixões na negra (24-26, 25-19, 26-28, 25-17 e 15-12). Os tigres acabaram por ficar na quarta posição ao serem derrotados pelo Voleibol Clube de Viana, por 0-3 (21-25, 18-25 e 19-25).
Os sub-21 da Académica de Espinho estiveram em grande, ao baterem na final do Campeonato Nacional, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo, o Leixões SC. Uma final épica, disputadíssima e de altíssimo nível, como demonstra o resultado dos parciais.
A equipa de Matosinhos entrou melhor na partida e levou de vencida o primeiro set, numa luta muito intensa entre os dois conjuntos. A partir daí ora a Académica, ora os matosinhenses foram levando a melhor. Só na negra, que também foi marcada pelo equilíbrio, os mochos chegaram à tão ambicionada vitória.
O treinador da equipa principal da Académica de Espinho, Miguel Maia já reconheceu, publicamente, o trabalho realizado pelo clube no âmbito da formação.
“Culminamos esse trabalho com a conquista do Campeonato Nacional de sub-21, numa final brilhante diante do Leixões SC, um forte adversário e que fez um excelente jogo o que dá ainda mais importância à nossa conquista”, evidenciou Miguel Maia numa publicação nas redes sociais após a vitória.
O treinador da equipa principal e coordenador do voleibol academista não escondeu a sua felicidade por se ter juntado a um grupo de atletas sub-21 e por poder ter dado o seu “contributo à dupla Ricardo Teixeira e Miguel Patela”, treinador e treinador-adjunto, respetivamente.
Miguel Maia fez questão de recordar todo o trabalho que foi desenvolvido com estes atletas ao longo de vários anos pelas mãos dos treinadores António Natário e Toni Teixeira que “também merecem muito este título e que passaram por este grupo/equipa ao longo de várias épocas consecutivas, terminando agora a sua formação de uma forma brilhante”, destacou a conhecida figura do voleibol mundial.