Paulo Campos assumiu o comando técnico do SC Espinho no final de março, quando faltavam cinco jornadas para o final da fase de manutenção/descida e a equipa levava três pontos de vantagem sobre o segundo. Desde aí, conquistou duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota, no último jogo, em Cesar. Quanto à continuidade de tigre ao peito, promete novidades para breve.
Com o falhanço na luta pela fase da subida, restava ao SC Espinho lutar pela manutenção. Os pontos eram mais que suficientes para alcançar o objetivo, mas com a saída de Fábio Paquete e outros jogadores, o cenário ficou mais negro e a direção vareira chamou Paulo Campos. O técnico assumiu o leme e, agora com a temporada terminada, lembra os percalços que teve de ultrapassar. “A equipa teve algumas dificuldades no período em que não chegou à fase de apuramento do campeão, com a saída de alguns jogadores cruciais e com a lesão de outros atletas”, reconhece o treinador referindo que “o plantel ficou curto” tendo contado com “a ajuda de muitos jogadores juniores”.
Para Paulo Campos a equipa “perdeu qualidade”, mas “fez aquilo que foi possível fazer e alcançou os resultados que foi possível alcançar”. O técnico admite que “não foi por falta de entrega e de trabalho” que os resultados não apareceram.
Nunca o SC Espinho teve numa equipa sénior tantos jovens oriundos da formação. No entanto, no entender do treinador essa não foi a melhor solução. “O ideal é colocar muitos jovens na equipa principal, mas não no momento que o clube atravessa. Isso deverá ser feito de uma forma sustentada para que possam ter tempo de adaptação e que não sejam forçados a ir para jogo da forma como foram”, comenta.
Mas nem tudo é mau. Para além do esforço, Paulo Campos lembra que “a experiência fê-los crescer”.
Quando assumiu o comando da equipa principal, o objetivo era o de “garantir o mais rapidamente possível a manutenção no Campeonato Sabseg que ainda não estava, matematicamente, conseguida”, revela. “Isso foi concretizado e, por isso, ao colocarmos jogadores que são da formação do clube, a tarefa que desempenhámos ainda se torna mais gratificante”, sublinha.
Artigo completo na edição de 11 de maio de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.