Futebol de caricas: Cuca Ferraz sagrou-se bicampeão nacional

Foto: DR

Cuca Ferraz, jogador dos Olivais FC (Coimbra) conquistou o título de campeão nacional de futebol de caricas, na sexta e última jornada da Liga Nacional que decorreu no sábado no Fórum de Esmojães (antiga escola primária). O jogador conimbricense revalidou, assim, o título que havia conquistado na época anterior.

A edição deste ano foi organizada pelo Futebol Caricas de Espinho e reuniu 27 jogadores (mais 10 do que no ano passado) oriundos de vários pontos do país, nomeadamente de Braga, Espinho, Coimbra, Torres Novas e de Lisboa, num evento que marcou o fim de uma época.

Foto: DR

Mara Azevedo, com apenas nove anos de idade foi a jogadora mais nova da competição e Domingos Azevedo (63 anos) o mais velho, neta e avô, respetivamente e ambos do Pelames FC (Braga).

No total, na competição em Espinho foram realizados 98 jogos, entre as 10 e as 19 horas.

O futebol de caricas, além da vertente competitiva envolve uma forte componente social e de convívio. Foi um desses momentos que ficou marcado pela despedida de António Mendes, jogador dos Olivais FC (Coimbra), que pôs fim à sua carreira como jogador de futebol de caricas.

O futebol de caricas é uma réplica do futebol e é jogado em cima de uma mesa, à escala aproximada de 1:100. Os jogadores em campo são as caricas, à exceção do guarda-redes que é uma tampa plástica de uma garrafa de refrigerante de dois litros.

Em Espinho esta modalidade é praticada no Futebol Caricas de Espinho que foi fundado em 2019, onde se incluem os jogadores Pedro Sousa e Sérgio Alcobia.