(Fotografia: Arquivo/DE)

No dia 28 de março, em plena luz do dia, no bairro da Ponte de Anta, uma mulher de 45 anos foi baleada numa perna, acabando por sofrer ferimentos ligeiros. Dois meses depois do crime, a Polícia Judiciária (PJ) deteve o suspeito.

Trata-se de um homem de 24 anos que foi detido em cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, pela prática dos crimes de roubo e homicídio, na forma tentada, uma vez que, alegadamente, terá roubado um fio de ouro ao filho da mulher que acabou baleada.

Segundo a PJ, “na ocasião, o suspeito, acompanhado de outro indivíduo, abordou o ofendido e, com recurso a violência, retirou-lhe um fio em ouro. Alertada pelo barulho, a mãe do ofendido surgiu no local para auxiliar o filho, tendo os agressores utilizado uma arma de fogo e efetuado vários disparos que atingiriam a progenitora e que, apenas por acaso, não causaram a morte”.

A Polícia Judiciária esclarece ainda que quando o crime ocorreu, “o arguido encontrava-se já em fuga às autoridades, por ter violado a obrigação de permanência na habitação a que estava sujeito no âmbito de processo-crime, atualmente em fase de julgamento, e no qual se encontra acusado da prática de quarto crimes de roubo agravado e três crimes de ofensa à integridade física qualificada”.

Para evitar a detenção, o homem “mudava frequentemente de paradeiro”, mas acabou por ser encontrado no Porto. Já foi sujeito ao primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.