Programa cultural preenche comemorações dos 50 anos da elevação de Espinho a cidade

Foto: Bruno Caprichoso/Arquivo

A sessão solene, agendada para as 11 horas da próxima sexta-feira [16 de junho], na praça Dr. José Salvador [largo da Câmara], será o ponto mais alto das comemorações dos 50 anos da elevação de Espinho a cidade.

O programa elaborado pelo Município de Espinho, terá início hoje [13 de junho], às 19 horas, com a primeira sessão de debate do ciclo Dinâmicas da Cidade, no Centro Multimeios e que conta com a participação do professor José Carlos Mota do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e a sua equipa de investigadores, que dinamizarão a sessão de trabalho a decorrer em formato presencial e online.

Na quinta-feira [15 de junho], o comediante angolano, Gilmário Vemba trará o seu espetáculo ao Centro Multimeios de Espinho, pelas 21h30.

Na sexta-feira [16 de junho], dia em que se assinala a elevação de Espinho a cidade, o programa será mais vasto. Deste modo, a bandeira será hasteada às 9h30 na Junta de Freguesia de Espinho, seguindo-se, pelas 10h00 a abertura oficial da Piscina Solário Atlântico e, simultaneamente, a realização do Espinho Waves For All, iniciativa na praia da Baía que decorrerá ao longo de três dias, com várias provas de surf, bodyboard, longboard e skimboard, bem como uma componente de formação com aulas de surf gratuitas e workshops de apneia para surfistas, entre outras atividades.

Às 10h30 de sexta-feira será hasteada a bandeira na Câmara Municipal de Espinho, seguindo-se, pelas 11h00 a tradicional sessão solene, na praça Dr. José Salvador.
Pelas 15h00 deste dia será inaugurada uma exposição intitulada 50.º Aniversário da Elevação a Cidade, na alameda 8 e às 16 horas, no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE) será inaugurada a nova sede da Associação Mulher Migrante.

Ao final da tarde, na esplanada da praia da Baía, pelas 18 horas, haverá uma aula de Zimba – LS Fitness e às 21h30 um concerto pela Orquestra Gulbenkian – David Fray no Auditório de Espinho da Academia de Música, iniciativa que marca do arranque do Festival Internacional de Música de Espinho (FIME).

Às 22h30 será o concerto comemorativo dos 50 anos da elevação de Espinho a cidade, com os Xutos & Pontapés, na praça do Mar, seguido de fogo de artifício, às 23h59 na na praia dos Pescadores.

No dia 17 de junho, pelas 10h00, realiza-se o GoingUp Espinho Climbing Festival, um encontro de escalada único e original em Portugal, a decorrer na praça Progresso. Às 15h30, o Périplo FIME realizará concertos por vários pontos da cidade, nomeadamente em frente ao Esquimó (Vera Morais e Hristo Goleminov), na Capela de Santa Maria Maior (N.ª Sr.ª da Ajuda) às 16h30 com António Victorino d’Almeida, no varandim Piscina Solário Atlântico às 17h45 (Eva Fernández Trio) e na escadaria da praia da Baía às 19h00 (África Negra).

Às 16h30 está agendado o lançamento do 12.º volume dos Cadernos d’Espinho – A Terra das Ruas Numeradas – na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva e às 21h30 e Concerto Coro Genesis – Hymnus, na praça do Mar.

No dia 18 destacam-se as comemorações do quinto aniversário de o Mar é Nosso, na esplanada da praia da Baía, às 16h00 e no dia 22 de junho, o primeiro Encontro Ferroviário de Espinho, no edifício Progresso, às 14h30.