Foto: DR

Reportagem. Com 7 décadas de existência, a história da secção de xadrez da AA Espinho é feita de conquistas, mas também de muitas mudanças de instalações. Nos dias que correm, a secção está mais tranquila nesse aspeto com uma base na Nave Desportiva.

A ligação da AA Espinho com o xadrez é bastante longa. A secção foi fundada em março de 1953, pelas mãos de uma figura carismática da cidade já falecida, Leonel Pias. Atualmente, o clube conta com João Cálix, um apaixonado que afirma que se pode comparar qualquer decisão no xadrez com qualquer decisão da vida pessoal, como seccionista da modalidade e com 25 atletas, incluindo escalões de formação, sendo que apenas 10 são seniores.

Referindo que sempre houve muita gente a jogar xadrez em Espinho, João faz um breve resumo da história do xadrez na AA Espinho, com destaque para o fundador Leonel Pias, campeão nacional na década de 1940.

“Tal como hoje, quando foi fundada a secção jogava-se nos cafés ou em casa e havia muita gente a jogar. Durante as décadas de 1950 e 1960, a modalidade esteve muito ligada a Leonel Pias, mas não teve correspondência no número
de jogadores filiados. Depois do 25 de abril de 1974, houve um boom”, descreve.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 22 de junho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€