Longboard: António Dantas e Raquel Bento conquistaram as ondas de Espinho

Foto: DR

António Dantas e Raquel Bento foram os grandes vencedores da primeira etapa do Circuito Nacional de Longboard que decorreu em Espinho. Destaque para o espinhense Tomás Bugallo que alcançou o terceiro lugar em sub-18.

António Dantas, atleta do Sporting CP, levou de vencida, na final, o seu irmão, João Dantas (Sporting CP), segundo classificado, Frederico Carrilho (NOCAS) e João Gama (Sporting CP). António superou João com um somatório de 17,60 pontos e a melhor onda do campeonato, um 9,20 pontos em 10. Ambos com um backup de 8,50, João teve 8,70 pontos na sua melhor onda, um resultado insuficiente para se sagrar campeão.

A campeã Nacional Raquel Bento (NOCAS) dominou em open feminino, batendo Joana Gorgueira (NOCAS), Francisca Taron (Sporting CP) e Aurora Dantas (Sporting CP). Raquel Bento venceu destacada com duas ondas na casa dos sete pontos em 10 possíveis. Em segundo lugar ficou Joana Gorgueira, já a necessitar de uma onda a roçar a perfeição para chegar à vitória.

Na categoria de sub-18, Francisco Freitas (PPSC) fez um surf de excelência com uma onda de 8,00 pontos a não entrar no seu somatório, pois o seu backup foi um 8,50 e a sua melhor onda um 9,00 pontos, vingando-se de Frederico Carrilho (NOCAS) que, momentos antes, tinha carimbado a passagem para a final open em segundo do seu heat, relegando-o para um quinto lugar nesta categoria. Carrilho ficou na segunda colocação, a necessitar de uma onda no mínimo de 9,41 pontos, para chegar ao lugar mais alto do pódio. O espinhense Tomás Bugallo, da Associação Mar de Espinho (AME) ficou em terceiro e em quarto Rodrigo Nabais (PPSC).

Na tarde de sábado, a Academia Mar de Espinho promoveu campeonatos paralelos para as categorias Masters e Kahunas. No longboard venceu o ex-campeão nacional Ruben Silva (Clube de Surf do Porto), com o carismático espinhense Luís Cruz (AME) a inverterem as posições em surf.