José Teixeira discursou perante um salão nobre da Junta de Freguesia de Silvalde cheio. (Foto: Sara Ferreira)

A cerimónia de aniversário da elevação de Silvalde a vila homenageou personalidades e associações da freguesia e contou com discursos do presidente da junta de freguesia e da presidente da Câmara Municipal de Espinho.

No último sábado realizou-se a cerimónia do 20º aniversário da elevação de Silvalde a vila, que ficou marcada por discursos do presidente da junta de freguesia aniversariante, José Teixeira, e da presidente da Câmara, Maria Manuel Cruz, além de ter contado com várias homenagens a pessoas e instituições que fazem parte da história da freguesia.

No seu discurso, José Teixeira recordou, entre outras coisas, o momento em que Silvalde se tornou vila, destacando a “contribuição decisiva” de figuras da política nacional, de órgãos autárquicos e de silvaldenses “dedicados”. O autarca aproveitou o discurso para mencionar uma das suas prioridades: a melhoria das condições e acesso a serviços de saúde para todos os silvaldenses.

“Nunca nos resignamos, nem baixámos os braços. Por isso, foi com muita satisfação que recebemos a notícia de que foi dado um determinante passo para a criação de uma nova Unidade de Saúde Familiar, na Escola da Marinha”, referiu.

José Teixeira ainda teve tempo para indicar que a freguesia nem sempre foi “devidamente respeitada e valorizada” por parte da Câmara Municipal de Espinho. Ainda assim, o autarca reconhece que este tratamento não surgiu nos últimos seis e deposita confiança no atual executivo, para “fazer muito por Espinho e pelos espinhenses”, distribuindo os recursos do município de forma “justa e equitativa”.

Por sua vez, Maria Manuel Cruz também saudou Silvalde e os seus habitantes pelo aniversário, enaltecendo o seu “invejável património histórico e cultural”. A presidente da Câmara evocou a “urgência” que existe no crescimento do concelho, nas zonas que estão fora do centro urbano da cidade.

A cerimónia homenageou a investigadora Sandra Raquel Oliveira Tavares, na categoria de Ciência e Tecnologia, a comerciante Carlota Saragoça Ferreira, na categoria Homenagem Popular, e aos clubes GD Estrelas Vermelhas e GD Outeiros, na categoria Mérito Desportivo e Social.