O melhor andebol de praia nacional irá estar em Espinho em dois fins de semana consecutivos, com a realização da segunda e da terceira e última etapa do Portugal Beach Handball Tour 2023 que irá apurar os campeões nacionais, masculinos e femininos. A EFE Os Tigres é uma das equipas favoritas, com a vertente feminina a somar um primeiro lugar na primeira etapa, na Nazaré, e com o masculino a alcançar a segunda posição.
A praia da rua 37 vai receber as duas últimas etapas do circuito nacional de andebol de praia, o Portugal Beach Handball Tour (PBHT). A Federação de Andebol de Portugal (FAP) escolheu, pela primeira vez, a cidade de Espinho para realizar as provas que decidem os campeões nacionais seniores e que terão acesso às competições europeias. São cerca de duas dezenas de equipas, quatro centenas de atletas, árbitros e elementos da organização que irão trazer a Espinho o melhor andebol de praia nacional.
“A FAP já há alguns anos a esta parte que pretendia retomar os grandes eventos de andebol de praia em Espinho e, finalmente, com muito agrado, conseguiu realizar, este ano, duas etapas, tendo assim apoio da Câmara Municipal”, diz o coordenador do andebol de praia da FAP, Mário Bernardes.
Segundo o dirigente, “Espinho está na origem do andebol de praia em Portugal com a realização dos primeiros torneios. Por isso, não queríamos que a praia de Espinho ficasse de fora”, afirma o responsável da FAP.
Mário Bernardes assegura que a Federação pretende “dar continuidade a este projeto do Portugal Beach Handball Tour (PBHT)” e, por isso, o dirigente afirma que não é a intenção da FAP fazer apenas estas etapas este ano e não lhes dar continuidade. “Já tivemos algumas conversas com o Município de Espinho para, no próximo ano, realizar a fase final da formação”, revela, acrescentando que “Espinho tem boas condições para a prática do andebol de praia, tem pessoas com experiência e tem equipas. A localização, no Norte, é favorável a todas as formações existentes”.
O dirigente da FAP diz que “o Portugal Beach Handball Tour é uma competição de elite” e que “junta as melhores equipas e os melhores jogadores nacionais”.
Para o responsável pelo andebol de praia nestas duas etapas “está garantido o espetáculo, até porque algumas das equipas até são as melhores europeias, como o GRD Leça que já foi campeão da Europa. Além disto, estarão presentes cerca de 400 atletas. Estou certo de que Espinho irá corresponder a um evento desta dimensão”, sublinha.
A prova nacional é destinada a jogadores seniores e a ideia da FAP “é a de alargar a outros escalões etários”. “Para já serão apenas os seniores porque queremos que o andebol de praia se desenvolva a nível regional”, justifica o dirigente.
As etapas de Espinho poderão ser acompanhadas através da Andebol TV, em direto. Segundo o dirigente da FAP “as transmissões têm qualidade e o sinal está preparado para diretos das televisões, se estas assim o entenderem”.
Artigo completo na edição de 13 de julho de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.