Guilherme Maia e Filipe Leite foram eliminados por dupla tailandesa. (Foto: Isabel Faustino)

Espinho está a receber uma das etapas do Challenge e o primeiro de quatro dias de competição ficou marcado pela eliminação das duplas portuguesas, na fase de qualificação.

Já se adivinhava que a tarefa não seria fácil para as duplas portuguesas que entraram em ação no primeiro dia da etapa espinhense do Volleyball Beach Pro Tour. O dia esteve reservado para os jogos de qualificação e as duplas Guilherme Maia/Filipe Leite e José Pedro Monteiro/Sebastião Leão acabaram eliminadas.

Ao início da tarde, Maia/Leite perderam por 0-2 (15-21 e 12-21) frente à dupla tailandesa Pithak Tipjan/Poravid Taovato. Depois da partida, Filipe Leite analisou o jogo, reconhecendo que a dupla espinhense “não esteve ao seu melhor nível, apesar de saber da dificuldade que o jogo acarretava”.

Imediatamente a seguir, entrou em campo a dupla José Pedro/Sebastião, perdendo por 2-0 (21-12 e 21-16) frente aos norte-americanos, Trevor Crabb e Theodore Brunner. José Pedro Monteiro considerou que o jogo foi “foi muito difícil, contra uma dupla cotada a nível mundial”. “Sabíamos que era quase impossível, mas honramos o nome de Portugal”, considerou.

José Pedro Monteiro e Sebastião Leão deram uma boa réplica mas foram eliminados pelos norte-americanos, Crabb/Brunner.

Apesar das eliminações, a participação portuguesa ainda não terminou neste certame. Amanhã entra em campo a dupla João Pedrosa e Hugo Campos, sendo que o calendário dos jogos do quadro principal só ficará definido no final da tarde de hoje (13 de julho).

No setor feminino, as duplas Inês Vasco/Eunice Xavier e Gabriela Coelho/Mariana Maia foram eliminadas pelas francesas Lézana Placette/Alexia Richard e pelas norte-americanas Savannah Simo e Toni Rodriguez, respetivamente.