Muitas caras novas e um treinador inglês na apresentação dos tigres

Foto: Sara Ferreira

Com o inglês Nathan Rooney ao comando, o SC Espinho iniciou na terça-feira o trabalho de preparação para a nova época em futebol. Dos 18 jogadores anunciados, cinco transitaram da época passada. Os restantes são novidades e há dois regressos – o central Duarte Soares que representou o Beira-Mar e Filipe Leite que na época passada vestiu a camisola do Lobão. Os espinhenses apresentaram ainda os novos equipamento, principal e alternativo (camisola laranja listada).

As novidades são muitas e o público acorreu em grande número ao Centro de Formação do SC Espinho. Há quem se interrogue por o plantel ser novo, mas a maioria deposita grande confiança no trabalho que o técnico britânico irá realizar e na aposta que o clube promete fazer na equipa principal.

Matt Silva, guarda-redes canadiano com nacionalidade portuguesa, que jogou no Magpies FC de Gibraltar e o médio Akiel, de 22 anos, que representou o clube inglês do Fleetwood Town, são as principais novidades que o Nathan Rooney trouxe ao plantel espinhense.

Apesar de serem muitas as caras novas, há uma que não se altera em relação à temporada anterior. João Ricardo vai continuar com a braçadeira de capitão e está confiante com o futuro. “É importante continuar a fazer aquilo que mais gosto que é jogar futebol e mais ainda no meu clube do coração, o SC Espinho”, afirma, acrescentando que “além de ser mais uma época é mais um novo desafio, com novas expectativas. Por isso, estou empenhadíssimo no trabalho que irei realizar”, evidencia.

O capitão dos tigres está ciente de que o plantel é novo e só transitaram cinco jogadores da época passada e por isso há muito trabalho pela frente. “Precisamos de mais tempo para nos conhecermos e adaptarmo-nos às novas ideias do treinador. Por isso, a prioridade será a de construir o grupo. Todos teremos de trabalhar de forma a corresponder ao que o treinador pretende”, sublinha.

A mística do clube vareiro continua a ter muito peso na hora de escolher a camisola. João Ricardo admite que alguns dos novos atletas “já têm conhecimento da história” do SC Espinho e entende que não “tenham dificuldades em se adaptar à nova realidade e àquilo que se exige”. Como capitão assume que “o objetivo será o de passar uma mensagem sobre o peso que tem esta camisola. Iremos procurar fazer isto da forma mais natural possível”, revela.

João Ricardo diz que “não há campeonatos fáceis” e que não espera que este seja diferente. “Será, certamente, uma maratona”, avança dizendo que “o modelo deste ano é mais justo e mais realista. Mas somos nós que poderemos tornar as coisas mais difíceis ou mais fáceis. Tudo irá depender do nosso trabalho”, acrescenta.

Foto: Sara Ferreira

DUARTE SOARES REGRESSOU À CASA QUE CONHECE

Depois de ter vestido a camisola do Beira-Mar, Duarte Soares está de regresso ao SC Espinho. “Estou muito contente por voltar a esta casa”, afirma o defesa central que ambiciona “levar o clube aos patamares que merece”.

O jogador de 23 anos promete que a equipa irá “dar tudo”. “Queremos que o clube volte a estar entre os melhores”, acrescenta.

O jogador dos tigres reconhece que o plantel é completamente novo, mas não se mostra surpreendido nem tem receios. “Ao longo da minha carreira sénior tenho passado por equipas diferentes. Vamos ter tempo para nos conhecermos e para criar os laços de amizade próprios do futebol. Estou certo de que iremos criar um grupo muito forte”, evidencia.

Artigo completo na edição de 3 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.