O fim de semana esteve repleto de festividades, sobretudo nas freguesias. Guetim acolheu os festejos em honra de Santo Estêvão e Nossa Senhora da Guia e Silvalde as festas em honra da padroeira dos pescadores. A tradicional festa das coletividades animou Paramos durante três dias.
Foram muitos os eventos associados às tradicionais festas em honra de Nossa Senhora do Mar, a padroeira dos pescadores de Espinho, mas o momento mais alto foi, sem dúvida, a procissão de domingo e a bênção ao mar, que encheu de cor, alegria e, acima de tudo, demonstrou a devoção e a fé da comunidade piscatória pela sua padroeira.
Os andores saíram à rua, partindo da capela até junto do mar, numa cerimónia presidida pelo padre Nuno Oliveira, num dos seus últimos atos como administrador apostólico da Paróquia de Silvalde, antes de passar o testemunho ao padre Artur Pinto.
A comunidade piscatória vestiu-se a rigor, cumprindo a tradição, num ato de fé celebrado anualmente, em pleno verão e debaixo do olho de muitos emigrantes e espinhenses que se associaram ao evento.
As festividades começaram na sexta-feira com o já tradicional desfile do pescador, com os figurantes trajados a rigor.
O sábado à noite ficou marcado pela atuação de João Norte e Joel Feat Dimazzio e pelo fogo de artifício.
A noite de domingo foi animada por uma sessão de fados com Zé António e Lau Madeira e pela atuação do grupo Impecáveis Band.
Na segunda-feira foi o encerramento das festividades com o cantor Vítor Rodriges e a DJ Su.
Guetim esteve com Santo Estêvão e Nossa Senhora da Guia
A procissão em honra de Santo Estêvão e Nossa Senhora da Guia foi o momento solene das festas no fim de semana, em Guetim. O padre Pedro Rodrigues, em despedida da paróquia, conduziu as celebrações do padroeiro da localidade que irá receber, em breve, o novo pároco, padre Sérgio Leal. Os andores e a decoração que os envolveu, deram corpo a uma procissão que encheu a alma dos devotos ao final da tarde de domingo, percorrendo as principais ruas da freguesia. Um momento de fé e de devoção ao padroeiro dos guetinenses.
Também as festas em Guetim estiveram repletas de música com o Grupo Wonder Groove e a cantora Cathy, no sábado à noite e o grupo Doce D’Mel no domingo.
As festas encerraram na segunda-feira com a atuação do Roconorte, no largo do Paranho.
Festa das Coletividades (Paramos) voltou a ser o que era
Já sem o espectro da pandemia, a Festa das Coletividades de Paramos teve no fim de semana, no sábado em particular, a sua expressão mais alta. Das habituais distinções às várias personalidades que se destacaram pela colaboração e apoio às diversas coletividades da freguesia destacaram-se Sofia Figueiredo, da Associação Solidária Mymoyo, pelo “amor, dedicação e resiliência” à causa que a persegue e as empresas Tamoaria J. Dias CA & SA e Meu Super pelo apoio e colaboração prestados a coletividades.
Foram três dias de convívio que juntaram no Complexo Desportivo de Paramos largas centenas de pessoas, muitos emigrantes e paramenses que aproveitaram para degustar a gastronomia que as coletividades levaram até às suas barraquinhas montadas dentro do espaço do recinto.
A noite de sexta-feira ficou marcada pelo concerto da Banda União Musical Paramense e pela atuação de André Teixeira que animou os presentes.
Artigo completo na edição de 10 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.