LAV: Vereadores do PSD querem saber quais são os terrenos prometidos aos guetinenses

Foto: Francisco Azevedo

Social-democratas continuam a querer saber sobre os terrenos que o Município poderá vir a ceder aos guetinenses que possam vir a ser desalojados pela Linha de Alta Velocidade (LAV). Município acusa os vereadores de terem estado ausentes de sessões de esclarecimento.

Os vereadores eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD) à Câmara Municipal de Espinho consideram “evasiva e pouco esclarecedora” e até com “um tom acusatório e provocatório” a resposta que lhes foi dada pelo Executivo sobre as questões que levantaram na última reunião pública.

“Não nos respondeu àquilo que perguntámos e que tem a ver com declarações da senhora presidente na sessão de esclarecimento relativamente aos terrenos que prometeu para as pessoas que poderão vir a ser desalojadas nas freguesias de Guetim”, explica à Defesa de Espinho o vereador social-democrata, Hélder Rodrigues, acrescentando que tal resposta se focou na ausência dos social-democratas nas sessões de esclarecimentos.

“Fizemos a nossa obrigação formulando esta simples questão que consta de publicações do próprio Município”, refere Hélder Rodrigues.

Na resposta que o nosso jornal teve acesso, o Executivo através do vice-presidente Luís Canelas vem dizer que se “desconhece a existência de qualquer pronúncia ou contributo dos vereadores durante o período de consulta e discussão pública, onde todas as informações e documentos relacionados com o projeto foram devidamente disponibilizados” e que “no período aberto à consulta e discussão pública do projeto, foram ainda realizadas duas sessões de esclarecimento, promovidas pela Agência Portuguesa do Ambiente e com a participação da Infraestruturas de Portugal, entidade promotora do projeto, que tiveram lugar nos dias 5 de junho, em Ovar, e no dia 6 de junho, no Porto, onde o Município de Espinho esteve representado pela presidente da Câmara Municipal e por técnicos da equipa de planeamento da autarquia”, não se tendo vislumbrado “a presença dos senhores vereadores”.

Artigo completo na edição de 10 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.