Bolos de Day’Vó e as típicas coxinhas brasileiras

Foto: Sara Ferreira

Dos bolos tradicionais, típicos da avó, às coxinhas e aos kibe, não faltam iguarias do mais recente negócio trazido para a cidade de Espinho pelo casal Jair e Daiana Barbosa. Um pouco da cultura brasileira e uma forma criativa de dar corpo a um novo negócio, é a aposta deste empreendedor casal.

Vieram para Portugal para deixar, de vez o Brasil, fugindo à intranquilidade de um país violento e sem grandes perspetivas de futuro. O casal é natural da Bahia (Salvador), mas vivia há oito anos em S. Paulo. Trabalhar na Europa e de preferência num país onde se fala a língua portuguesa, seria ouro sobre azul. Jair e Daiana decidiram imigrar, fizeram as malas e partiram para Lisboa. Através de um anúncio, encontraram casa em Espinho, cidade que desconheciam por completo e onde decidiram ficar e montar um pequeno negócio que pudesse dar corpo à arte de Daiana.

No Brasil, Jair era estofador, trabalhava a forrar cadeiras de escritório, enquanto Daiana trabalhava na produção de bolos, fornecendo pequenos negócios.

“Está muito complicado viver no Brasil, sobretudo devido à insegurança. Não há respeito pelo ser humano”, dá nota o imigrante criador da Day’Vó que elogia a tranquilidade de Portugal e, em particular, de Espinho.

“Mais de 90% dos brasileiros que decidem deixar o país é porque querem uma outra vida e escolhem trabalhar num país seguro, na Europa. O povo brasileiro que vem para cá quer mudar de vida e procura trabalho de forma a ganhar o respeito que o Brasil perdeu”, afirma, justificando a sua vinda para Portugal.

“Quando vim para cá, há cerca de um ano, não tinha muito bem a noção para onde vinha”, lembra Jair que rumou em direção à cidade do Porto. “O arrendamento era caríssimo e, por isso, acabámos por vir parar a Espinho. Vi um anúncio nas redes sociais para arrendamento de uma casa na rua 45”, confidencia o brasileiro, acrescentando que “adorámos esta maravilhosa cidade desde a primeira vez que cá viemos, porque encontrámos pessoas muito boas. Tivemos um bom acolhimento aqui”, explica. “Por isso, queremos retribuir tudo isso com carácter, com uma nova vida, com algo de diferenciador para o Município de Espinho e para a sua população”, afirma.

Artigo completo na edição de 10 de agosto de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.