Nossa Senhora da Ajuda: Festa mantém os moldes do ano anterior, mas os matraquilhos estão de volta

Foto: Arquivo

O esquema da edição de 2022 será praticamente replicado este ano. Os concertos da festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda terão lugar na Praça no Mar, os divertimentos serão colocados perto da estação do Vouga e o fogo de artifício acontecerá na praia da Baía.

O formato da festa profana em honra de Nossa Senhora da Ajuda praticamente não deverá sofrer alterações em relação ao ano anterior. O espaço dos divertimentos será na zona mais a sul da cidade, perto da estação do Vouga. Ao contrário de 2022, os tradicionais matraquilhos devem regressar ao local. Na Praça do Mar será montado o palco principal para os concertos dos D.A.M.A. (dia 15), Bárbara Bandeira (dia 16) e TodaGente (dia 17). As noites de sexta-feira e sábado contarão ainda com a atuação de DJ’s que vão prolongar a animação.

A Praça Progresso será, também, um ponto de atração onde estará instalado um palco para a atuação de instituições e grupos locais como a Academia de Música de Espinho ou o MTV Dance e para a realização da 2.ª Feira de Artesanato de Espinho.

Em frente à Capela de Santa Maria Maior serão colocados dois coretos onde irão atuar as bandas de música do concelho durante a tarde e a noite de sábado (16 de setembro).

No domingo será dado o tiro de partida para uma prova de triatlo organizada pelo Sporting Clube de Espinho e Running Espinho, na piscina Solário Atlântico, às 9 horas.

No dia 14 realiza-se um desfile das rusgas desde o edifício da Câmara Municipal até à Praça Progresso.

No sábado, às 24 horas, o clássico fogo de artifício estará de regresso à praia da Baía.

De sexta-feira até domingo, o trânsito estará condicionado em algumas das ruas da cidade, nomeadamente a rua 8 e nas ruas onde serão construídos os tapetes de flores.

Procissão levará mais de 30 andores

O programa religioso das festas da padroeira de Espinho terá início este domingo, 10 de setembro, com a Bênção e Envio dos Professores, com missa solene na Capela de Santa Maria Maior, às 11 horas.

As iniciativas da Paróquia de Espinho prosseguem na segunda e na terça-feira (11 e 12 de setembro), com uma novena no auditório Padre Manuel Henriques Ribeiro, no salão paroquial, às 21h30.

Na quarta-feira (13 de setembro), às 21h30, realiza-se a tradicional procissão das velas, desde a Igreja Matriz até à Capela de Santa Maria Maior. Quinta-feira (14 de setembro), às 21 horas irá realizar-se um concerto na capela com o Coro da Pastoral Juvenil. O dia seguinte, sexta-feira, está reservado para a reflexão Mariana, na Capela de Santa Maria Maior, às 21 horas.

No sábado, 16 de setembro, realizam-se os batizados de Nossa Senhora da Ajuda, na Capela de Santa Maria Maior, às 16h30 e às 19 horas, no mesmo local, haverá a missa de vigília.

Domingo é o dia grande dos festejos em honra da padroeira de Espinho com missa solene, às 11 horas.

Andor da padroeira será transportado pelos motards

À tarde, pelas 16h30, a majestosa procissão irá envolver mais de três dezenas de andores e o principal andor dos festejos será novamente transportado por elementos do Moto Clube de Espinho. “Foi um pedido que o clube fez para, desta forma, se abrir e estar ao serviço da comunidade”, explica à Defesa de Espinho o pároco, padre Artur Pinto.

“Além de um ato de devoção significa também uma abertura para uma interação com a nossa comunidade. Queremos desmistificar a ideia que algumas pessoas têm dos motards, uma ideia de que são os mauzões e os rebeldes. Somos crentes como muitos cidadãos”, sublinha o presidente do Moto Clube de Espinho, David Oliveira, lembrando que também irão transportar o andor de S. Rafael, padroeiro dos motards.

Artigo completo na edição de 7 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.