Foto: Oporto Golf Club

As competições prometem fazer vibrar os amantes de golfe e aumentar o prestígio no panorama nacional. A longevidade e responsabilidade social são as qualidades que mais marcam a realização destes certames, a ter lugar no Oporto Golf Club.

A Skeffington Cup e a Ellen Kendall Cup estão prestes a regressar a Espinho, naquilo que serão três dias intensos de golfe a terem lugar em Espinho. As competições serão disputadas em simultâneo, no Oporto Golf Club, nos dias 15, 16 e 17 de setembro.

É impossível escapar ao simbolismo de cada competição, tanto no contexto da modalidade como no contexto da cidade. A Skeffington Cup, exclusivamente jogada por homens, é a competição mais antiga do mundo, disputada ininterruptamente, tendo sido fundada em 1890 por cidadãos britânicos. 50 anos mais tarde, surgiu a Ellen Kendall Cup para dar oportunidade às mulheres praticantes de golfe.

Manuel Silva Carvalho, presidente do Oporto Golf Club, indica que, apesar das inscrições não se encontrarem encerradas, estarão abertas até dia 12. Serão esperados cerca de 250 atletas, maioritariamente portugueses, a participar nas duas competições, sendo que 220 participarão na Skeffington Cup.

Além do número estimado de atletas, o dirigente explicou a importância das competições em termos históricos. “É o torneio mais antigo do mundo em termos continuados. Mesmo nas chamadas pátrias do golfe, Escócia e Inglaterra, as competições foram interrompidas durante a 2ª Guerra Mundial”, refere, adiantando que os “campos de golfe desses países foram utilizados para a instalação de hospitais tenda e aeródromos”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 7 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€