Fotografia: Sara Ferreira

O processo já foi iniciado, mas é difícil perceber quando estará terminado na totalidade. Ainda assim, o estado do recinto não impede os atletas do Clube de Ténis de Espinho de alcançarem bons resultados.

Remodelação é, e continuará a ser em 2024, a palavra de ordem no Complexo de Ténis de Espinho. Quem o diz é Francisco Monteiro, presidente da direção do Clube de Ténis, explicando que o facto de estas reestruturações em diversas áreas se estenderem até ao próximo ano, no mínimo, “prende-se com razões financeiras”.

“É necessário abordar uma questão de cada vez porque não tem sido fácil. A recuperação do Complexo tem avançado dentro da medida do possível, é preciso perceber que este é um equipamento muito extenso, com grandes e importantes valências”, explica Francisco, mencionando que “já existem negociações com possíveis investidores, que poderão proporcionar algum apoio”.

O presidente revela ainda que “estas valências estavam em condições algo degradadas, no momento em que foi feita a concessão”. Entre os locais que já foram remodelados, destaca-se o pavilhão e alguns campos exteriores.

Segundo Francisco, a próxima prioridade, no que toca a projetos do âmbito da remodelação, é a melhoria da eficiência energética, que acontecerá “nos próximos meses” e poderá resultar numa “melhoria em todos os aspetos”, nomeadamente, no financeiro, uma vez que se conseguirá “alguma economia nos custos fixos, promovendo a fluidez financeira do clube”. Neste sentido, o dirigente revela que já existem negociações em curso entre o Complexo e investidores, “que irão proporcionar algum apoio”.

Dentro do projeto de melhoria da eficiência energética está o tratamento de um assunto “muito importante” para o Complexo: a iluminação dos campos. De momento, este é o “grande calcanhar de Aquiles” do recinto desportivo, admite o presidente.

“Todo o equipamento precisa de ser substituído. A ideia é aplicar iluminação eficiente, com lâmpadas LED, de forma a garantir condições para manutenção, treino, competição e alta competição”, aclara.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 21 de setembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€