Espinho e Aguda de mãos dadas na formação de futuros bombeiros

Fotografia: Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho/DR

Os Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho (BVCE) e o corpo de bombeiros da Aguda, uniram esforços na formação e na captação de crianças e jovens candidatos a futuros bombeiros. Trata-se de um intercâmbio entre as duas corporações para cerca de meia centena de crianças que irá abranger o ano letivo de 2023/2024.

Já foi dado o pontapé de saída para o intercâmbio de colaboração na formação de infantes e de cadetes a bombeiros. O projeto entre as duas corporações vizinhas é considerado de “grande importância” e conta com a principal missão de “aproximar os mais jovens instruendos e incentivá-los a cooperar ainda mais nessa na nobre missão de se tornarem pequenos bombeiros dedicados à segurança da comunidade”. É um “compromisso com o futuro” e um “testemunho do empenho em formar cidadãos responsáveis e solidários”, avançam as corporações em comunicado.

Fotografia: Bombeiros Voluntários do Concelho de Espinho/DR

Ao longo do ano letivo, está prevista a realização de uma série de atividades conjuntas, com o objetivo de “fortalecer os laços entre as organizações e enriquecer a aprendizagem dos participantes”. A iniciativa irá culminar no final do ano letivo com um acampamento que promete ser “uma experiência enriquecedora para os infantes, cadetes e instrutores”.

“A Escola de Infantes e de Cadetes é um grande projeto que, ao longo dos anos, tem mostrado que é lá que aprendemos a grande lição da nobre missão de ajuda ao próximo e de nos interessarmos, cada vez mais, pelo voluntariado no mundo dos bombeiros”, explica o responsável pela Escola de Infantes e Cadetes dos BVCE, Cristiano Maganinho. A iniciativa “acaba por fazer parte do renovar de gerações e por ser onde vamos buscar os bombeiros que se vão juntando à causa”, revela. “É uma aprendizagem para os mais novos e sensibiliza-os para aquilo que irão encontrar e para onde poderão fazer a diferença quando chegarem à maioridade”, sublinha.

Para Cristiano Maganinho, o intercâmbio com os Bombeiros Voluntários da Aguda (BVA) “é muito importante, tendo em conta que a pandemia dificultou o crescimento da escola de infantes e cadetes”. Assim, “haverá uma partilha de conhecimentos para instrutores e instruendos”, acrescenta.

O responsável entende que os instruendos “irão perceber que há mais miúdos nas mesmas condições” e que esta será, também, uma forma de poderem “criar laços de amizade”.

“O mundo dos bombeiros é vasto porque trabalhamos em todas as áreas de socorro”, afirma Cristiano Maganinho sublinhando ser dessa forma, que os jovens poderão divertir-se.

Artigo completo na edição de 12 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.