Foto: DR

Maria Manuel Lopes sagrou-se campeã europeia de Semi Kempo, depois de ter conquistado o Campeonato Mundial, em abril. A espinhense não se deixou intimidar pelas montanhas que teve de escalar e revelou-se consciente das dificuldades.

2023 está a ser um ano de muito sucesso para Maria Manuel Lopes, a jovem espinhense lutadora de Kempo. Depois de se ter sagrado campeã mundial da modalidade, em abril, Maria reforçou o estatuto de atleta de excelência com a vitória no Campeonato da Europa, que se realizou na Turquia, na categoria de Semi Kempo, escalão sénior.

“Foi uma experiência muito boa, é sempre diferente competir fora do país, há um ambiente distinto. Consegui alcançar o resultado para o qual trabalhei, o que é ótimo, mostra que o trabalho não foi em vão”, reflete.  

Apesar da conquista, a espinhense revela que este título não foi, necessariamente, “esperado”, uma vez que, apesar de “trabalhar com o objetivo de ganhar”, existe a noção de que o caminho para o sucesso não é algo “linear ou fácil”. No entanto, Maria sabia que “não era impossível”, e, por isso, o objetivo foi “estabelecido e alcançado”.

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 26 de outubro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€