Antiga Escola Anta 3 irá acolher Unidade de Saúde

A antiga Escola de Anta 3, na Ponte de Anta, será requalificada com uma verba de cerca de um milhão de euros para receber a nova Unidade de Saúde (fotografia: Sara Ferreira/arquivo)

A antiga Escola Anta 3, no Bairro da Ponte de Anta, será requalificada para acolher uma nova Unidade de Saúde. A candidatura do Município de Espinho ao PRR contempla, ainda, intervenções no Centro de Saúde de Espinho e nos polos de Silvalde e Paramos. Trata-se de uma verba total de 1,89 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Espinho aprovou por unanimidade, em reunião extraordinária, a proposta de celebração de contratos-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte com vista à a apresentação de candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para intervenção nas unidades de saúde do concelho. Trata-se de uma verba de 1,89 milhões de euros para a intervenção no Centro de Saúde de Espinho, na USF Mar à Vista (polos de Silvalde e de Paramos) e para construção da nova Unidade de Saúde de Anta.

O maior bolo irá para a Unidade de Saúde de Anta com uma verba de 1,07 milhões de euros para a recuperação da antiga Escola Básica de Anta N.º 3, junto ao Bairro da Ponte de Anta, na rua da Idanha, onde irá ser instalada a nova unidade.

A antiga Escola da Seara, em Silvalde, será intervencionada para acolher a USF Mar à Vista – Polo de Silvalde, com um investimento total no valor de 400 mil euros.

As intervenções no Polo de Paramos estão orçamentadas em 115 mil euros enquanto o Centro de Saúde de Espinho deverá recolher 305 mil euros.

Os contratos-programa aprovados, que serão outorgados em breve, inserem-se na “meta i1.08 do PRR” que “permite a renovação das instalações e dos equipamentos das unidades de saúde, aumentando a eficiência energética, assegurando condições de acessibilidade, qualidade, conforto e segurança para utentes e profissionais, adaptando-os aos novos modelos de prestação de cuidados de saúde”.

O programa do Governo prevê a requalificação de 179 edifícios de unidades de saúde do país, num valor total de cerca de 69 milhões de euros.

Artigo completo na edição de 2 de novembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.