Futebol popular: Campeonato regressa com jogos grandes

Fotografia: AFPCE/DR

O futebol popular está ao rubro. Após a jornada inaugural da fase de grupos da Taça Associação, os clubes já preparam a terceira jornada do campeonato com alguns embates muito interessantes, entre os quais o dérbi Leões Bairristas com o Cantinho da Ramboia, ou os Águias de Paramos frente ao Rio Largo.

O Rio Largo (1.ª Divisão) e os Morgados de Paramos (2.ª Divisão), procuram chegar ao topo das respetivas tabelas classificativas. O primeiro é, assumidamente, um candidato ao título e o outro pretende chegar ao fim num dos três primeiros lugares para garantir a subida.

Segundo o treinador da turma de Espinho, Bruno Guimarães, “as ambições estão bem definidas desde a pré-temporada. Construímos um grupo para atacar o título e estamos a trabalhar muito bem na perseguição dos nossos objetivos conhecendo bem os nossos adversários”, assume o técnico.

Bruno Guimarães diz que a equipa tem analisado os adversários e que conhecem bem as que, teoricamente, terão os mesmos objetivos. “Na prática isto tem-se vindo a confirmar com os resultados que os adversários têm obtido”, diz o técnico, acrescentando que estão conscientes de que “será um caminho árduo e longo”, mas que estão “agarrados ao trabalho” e que, por isso, “as expectativas estão de acordo com aquilo que foi projetado”

“Sabemos que há equipas que nos últimos anos, com o trabalho que têm feito, são uma referência e que se apresentam fortíssimas como é o caso do Cantinho da Ramboia, Águias de Paramos e Leões Bairristas que mantêm as estruturas de há alguns anos a esta parte, sendo, por isso, muito fortes”, remata.

Morgados assumem-se como candidatos à subida

Na 2.ª Divisão, a equipa dos Morgados de Paramos está empenhada na luta pela subida ao ocupar a terceira posição da tabela.

Não há grandes dúvidas para o treinador paramense: “O nosso objetivo é a subida de divisão”, assume Flávio Domingues recordando que já esteve antes no clube e que “foi por muito pouco” que não conseguiu alcançar a promoção. “Este ano temos traçado esse objetivo e pretendemos manter a equipa nos lugares cimeiros e, se possível, chegarmos ao comando da classificação”, assume o técnico, acrescentando que “as contas serão feitas no final”.

Flávio Domingues considera que o campeonato de futebol popular “está mais competitivo porque os clubes cada vez estão mais reforçados com atletas que vêm de escalões de formação dos clubes ou dos campeonatos distritais”. Por outro lado, salienta o facto de os treinadores terem “formação e qualificação para exercerem as funções”, acrescentando “as melhores condições de trabalho que são oferecidas pelos clubes”. “Tudo isto torna o campeonato cada vez mais competitivo”, destaca.

Artigo completo na edição de 9 de novembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.