João Amaral já assumiu o cargo de segundo comandante em Paramos no passado (Fotografia: Sara Ferreira)

O coronel João Paulo do Amaral Oliveira, de 52 anos, é o novo comandante do Regimento de Engenharia 3 (RE3), localizado em Paramos, substituindo o coronel Rego Ferreira que está de saída após dois anos no cargo.

A cerimónia de tomada de posse realizou-se ontem [15 de novembro] com o comandante Brigadeiro-General Mendes Farinha, do Comando das Forças Terrestres e Brigada de Intervenção a relembrar que “a investidura do cargo de comandante é um ato ao qual se confere especial destaque, pois o exercício de comando constitui muitas bases essenciais para a garantia do cumprimento de diversas missões que são atribuídas ao exército e às suas unidades”.

O RE3 não é uma casa desconhecida para o novo comandante, já que há três anos João Oliveira assumiu o cargo de segundo comandante, segundo posteriormente para Lisboa, onde esteve até agora, chefiando diversas repartições como, por exemplo, a direção de infraestruturas ou a repartição técnica de engenharia que elabora projetos de engenharia militar e civil.

Em declarações à Defesa de Espinho, o comandante João Oliveira não esconde que “as grandes dificuldades do presente são parecidas com as do passado, mas incrementadas, principalmente ao nível de recursos humanos”, uma vez que este tem sido “um mal nacional, não só na parte da componente militar, mas também em toda a abrangência”, ao contrário do nível “de equipamentos e toda a parte mecânica”, onde se tem “conseguido fazer uma melhoria”.

Perante a saída de Rego Ferreira, o Brigadeiro-General Mendes Farinha reconheceu “as excecionais qualidades profissionais e pessoais que ficaram espelhadas com enorme brilhantismo no exercício do cargo de comandante do RE3” que ontem terminou. Segundo Mendes Farinha, o ex-comandante “deixa um contributo muito relevante, salientando-se a forma esclarecida, responsável e criteriosa que caracterizou a sua ação de comando e que contribuiu para manter o espírito de missão e de cooperação dos militares deste regimento”.

Sobre João Oliveira, Mendes Farinha destacou a “rica e diversificada carreira” que lhe irá permitir “um desempenho de levado sucesso nas relevantes funções que o comando do Exército decidiu confiar-lhe”.

João Paulo do Amaral Oliveira nasceu a 2 de março de 1971, em Lisboa. Ingressou na Academia Militar em 1990, onde se formou em Ciências Militares, na especialidade de engenharia militar. É casado e tem um filho.