Guetim: O miserável estado da rua dos Combatentes

Fotografia: Defesa de Espinho/DR

O estado lastimoso em que se encontra a rua dos Combatentes, em Guetim, é alvo de críticas da população. Há buracos em todo o lado e os automobilistas têm de fazer verdadeiras gincanas para evitarem danos nas viaturas. O perigo está à espreita, sobretudo para os veículos de duas rodas.

A rua dos Combatentes, na freguesia de Guetim, que faz a ligação entre Grijó (concelho de Vila Nova de Gaia) e Anta, está num estado cada vez mais preocupante. Os remendos que se fazem, tapando os buracos existentes, não resolvem os problemas que já se arrastam há vários anos e que estão a deixar a população guetinense indignada. Promessas eleitorais perdem-se no tempo e até agora, nada de significativo foi feito. A obra de requalificação da artéria envolve verbas avultadíssimas e incomportáveis para a Junta da União das Freguesias de Anta e Guetim, como já foi dito publicamente pelo autarca Nuno Almeida. Por parte do Município de Espinho não se vislumbra uma obra de raiz, apenas o reconhecimento da presidente Maria Manuel Cruz da necessidade de intervenção na rua.

António Alberto tem uma oficina de automóveis naquela via e queixa-se da falta de manutenção de uma das principais artérias de ligação a Espinho.

“O grande problema, para mim, são os buracos junto ao saneamento. As tampas rebaixaram e os condutores não veem o buraco que ali está”, aponta o comerciante, acrescentando que “já houve ciclistas que caíram”.

António Alberto diz que, num desses casos, “o ciclista ficou bastante magoado” e revela que “o mesmo já aconteceu com um motociclista, que caiu da moto”.

Segundo o mecânico, a situação revela-se desta forma “há cerca de seis anos”, o que “é inadmissível”. “Nem a Câmara Municipal de Espinho, nem a Junta de Freguesia, fizeram alguma coisa para a resolver”, acrescenta. “Deitam um bocado de alcatrão, que parece entulho, em cima dos buracos, mas com as chuvas, poucos dias depois, continua igual”, afirma.

No mesmo local, Diana Alves que tem um pequeno estabelecimento de comércio, também aponta as críticas à tampa de saneamento. “Já ali têm ocorrido vários acidentes”, testemunha a guetinense, acrescentando que “a rua dos Combatentes, no seu todo, está horrível”. “O que se passa em Guetim é uma vergonha”, afirma a cidadã referindo-se a outras ruas da freguesia. “Todos os remendos que são feitos, com a chuva, ficam novamente no mesmo estado”, diz.

Também ali perto, o comerciante Justino Rodrigues considera que a rua “está um verdadeiro desastre” e lembra que “na campanha eleitoral em 2017 disseram que iriam arranjar esta estrada, mas está assim até hoje”.

Segundo o comerciante guetinense, “até andaram por aqui a fazer medições, mas até agora, nada. Não sei se não o fizeram por falta de dinheiro, falta de vontade ou se por outro motivo qualquer”, acrescenta.

Para Justino Rodrigues “deveriam arranjar todos os buracos e fazer umas lombas para evitarem que os automóveis circulem por esta rua com menor velocidade”, sugere o guetinense que recorda que “há cerca de dois anos um motociclista morreu num acidente em despiste contra um muro”.

Artigo completo na edição de 16 de novembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.