Sessão de encerramento decorreu no Centro Multimeios (Fotografia: Isabel Faustino)

A noite do passado sábado [18 de novembro] ficou marcada pela tradicional entrega de prémios, naquela que foi a sessão de encerramento de mais uma edição do Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Na categoria de competição internacional de curtas-metragens, o filme Our Uniform, de Yegane Moghaddam, do Irão, foi o grande vencedor da noite ao ganhar o Grande Prémio Cinanima 2023/Prémio Cidade de Espinho. Apesar de não estar presente na atribuição de prémios no Centro Multimeios, a vencedora agradeceu a distinção através de uma mensagem de vídeo. O trabalho trata-se de uma sátira da realizadora às imposições de vestuário nas escolas do Irão.

Ainda na mesma categoria, o Prémio para Melhor Curta-Metragem até 8 Minutos/Prémio Alves-Costa foi atribuído a Island do realizador Michael Faust, oriundo de Israel. O prémio para a Melhor Curta-Metragem Mais de 8 até 16 Minutos foi para a Hungria com o filme The Garden of Heart, de Olivér Hegyi.

No que se refere à categoria internacional de longas-metragens, o grande vencedor foi Four Souls of Coyotte, do realizador húngaro Áron Gauder.

Já no que diz respeito à competição nacional, o filme Quase me Lembro, Dimitri Mihajlovic e Miguel Lima foi o vencedor do Prémio António Gaio.