Chegada do Pai Natal é sempre um dos momentos mais aguardados (Fotografia: Francisco Azevedo/Arquivo)

As tradicionais iluminações de Natal vão ser inauguradas na próxima sexta-feira [1 de dezembro], dando o pontapé de saída para uma programação festiva de 38 dias. Para as 15 horas está agendada a chegada do Pai Natal ao largo da Câmara Municipal e, ao fim da tarde, acendem-se as luzes. A informação foi revelada pelo executivo esta manhã [27 de novembro] numa conferência de imprensa dirigida órgãos de comunicação social locais.

De acordo com Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal, trata-se de uma programação de “elevada qualidade”, com uma forte aposta no envolvimento das entidades do concelho, utilizando “a prata da casa” que, para a autarca “é de excelente qualidade”, motivo pelo qual o Município decidiu não recorrer a empresas, coletividades ou animadores exteriores.

Perante o envolvimento das entidades locais, foi possível, de acordo com a presidente, chegar a um orçamento total de 150 mil euros, menos 50 mil do que no ano passado.

Além da inauguração das luzes, a cidade vai poder assistir à parada do Pai Natal, com a participação de várias figuras natalícias e à abertura do Mercadinho de Natal, uma aposta já habitual, dando destaque ao artesanato.

As atividades pensadas para esta quadra são várias e estendem-se até dia 7 de janeiro, dia em que termina a programação deste ano. Até lá, os espinhenses e, sobretudo, as crianças vão poder viver a magia do Natal em vários pontos da cidade. Este ano haverá uma pista de gelo no Parque João de Deus.

Leia mais sobre o programa de Natal deste ano na edição impressa, nas bancas a 30 de novembro de 2023.  Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€