Luzes pela cidade acendem-se às 18 horas de 1 de dezembro (Fotografia: Arquivo)

As luzes de Natal chegaram finalmente a Espinho com uma programação diversificada e apostada na “prata da casa”. A passagem de ano está também de regresso e troca a Praça do Mar pela Avenida Maia-Brenha. Orçamento para a Cidade Natal é de 150 mil euros.

O Natal chega já amanhã a Espinho com a inauguração das iluminações natalícias, dando início a uma programação festiva de 38 dias. Esta sexta-feira, 1 de dezembro, abrem-se as portas do Mercadinho de Natal junto ao Parque João de Deus, uma das iniciativas previstas para o dia de feriado e que inicia às 10 horas.

Para animar as crianças, a tarde vai contar com uma Parada de Natal. Cerca das 15 horas, miúdos e também graúdos vão poder assistir à chegada do Pai Natal, um momento célebre que se repete ano após ano e que se realiza no largo da Câmara Municipal, seguindo, depois, para algumas ruas da cidade.

Ao longo da tarde, animação de rua não vai faltar e, assim que o entardecer chegar, acendem-se as luzes da magia pela cidade. O momento, previsto para as 18 horas, vai ser acompanhado pela iniciativa Sons de Natal, o primeiro concerto de vários que vão existir e que estará a cargo da Academia de Música de Espinho.

A divulgação do programa de Natal de 2023 foi revelada pelo executivo, na passada segunda-feira, numa conferência de imprensa dirigida órgãos de comunicação social locais, momento em que foi também divulgado o investimento para este ano. Segundo Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal, trata-se de uma programação de “elevada qualidade”, com uma forte aposta no envolvimento das entidades do concelho, utilizando “a prata da casa” que, para a autarca “é de excelente qualidade”, motivo pelo qual o Município decidiu não recorrer a empresas, coletividades ou animadores exteriores.

Perante o envolvimento das entidades locais, foi possível, de acordo com a presidente, chegar a um orçamento total de 150 mil euros, menos 50 mil do que no ano passado. Uma aposta, ainda assim, “forte”, onde o objetivo é “tornar a cidade mais apelativa” e haver uma “dinamização do comércio local”.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 30 de novembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€