Montenegro foi recebido por Pedro Violas na Cotesi, em Guetim (Fotografia: Sara Ferreira)

Luís Montenegro, líder do PSD, conheceu esta manhã a Cotesi, empresa do grupo Violas, em Guetim, naquele que foi o último dia de visitas no âmbito do programa Sentir Portugal, no distrito de Aveiro.

Confidenciando que estava “perto de casa”, Montenegro admitiu que se tratava da primeira vez que visitava o local, mas que a empresa se constituía como um exemplo de “inovação e de arrojo”, à semelhança daquilo que pretende para o país.

“Esta é uma empresa que não tem medo de ganhar escala, tem capacidade de inovação, cria emprego e não depende de poderes públicos, mas sim de quem a dirige”, declarou o líder do PSD, explicando que “é este o caminho” para o futuro e para Portugal, segundo a sua visão.

Luís Montenegro foi recebido por Pedro Violas, CEO da Cotesi há 20 anos, e por Manuel Violas, presidente do grupo Violas. O responsável pela empresa agradeceu a visita e destacou o papel da empresa e a sua importância enquanto líder mundial na área do enfardamento. Recorde-se que a Cotesi foi fundada em 1967 e foi pioneira na produção de fios, cordas, redes e cabos de matérias-primas sintéticas e naturais. Hoje é o principal produtor mundial de fio agrícola, destacando-se também a sua produção de fio sisal e filme estirável.

A preocupação da Cotesi com a sustentabilidade foi outro aspeto valorizado por Pedro Violas, durante a visita de Montenegro. Segundo o CEO, a empresa utiliza 100% de energia verde, destacando os 10 mil metros quadrados de painéis solares na unidade de Guetim, revelando, ao mesmo tempo, que há também um projeto para o telhado da unidade de Grijó no futuro.

Depois de uma visita guiada à empresa, Montenegro seguiu para Aveiro, nomeadamente para a antiga lota. Durante o dia de hoje vai passar ainda por ílhavo, Murtosa e Albergaria-a-Velha.

Durante a presença na fábrica em Guetim, o líder do PSD fez-se acompanhar por várias caras conhecidas dos espinhenses como Ricardo Bastos Sousa, deputado do PSD, Paulo Leite, presidente do PSD Espinho e até Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.