Foto: Sara Ferreira

Parte do prestígio desportivo de Espinho tem crescido graças ao papel que o GD Novasemente tem desempenhado, especialmente no futsal feminino. A formação da secção, feminina e masculina, vai determinar se este estatuto se mantém no futuro.

A equipa sénior de futsal feminina do Novasemente é uma das formações locais que mais notoriedade tem trazido a Espinho, visto que disputa, de forma habitual, lugares cimeiros da 1.ª Divisão nacional. Por outro lado, a equipa sénior de futsal masculino vai disputando a 2.ª Divisão da zona Norte da AF Aveiro.

Tanto num caso como noutro, parece haver um projeto de formação forte, com o objetivo de abastecer as equipas principais. A organização está patente em cada escalão da formação, apesar das dificuldades enfrentadas.

No setor feminino, Manuel Marques, presidente do clube, desempenha as funções de coordenador da formação, “uma vez que esse cargo ainda não está atribuído”. De momento, a base conta com dois escalões, juvenis e juniores, abrangendo 25 atletas, não se incluindo as mais novas, que ainda treinam com os iniciados do setor masculino dada a escassez de atletas.

Um dos objetivos a longo prazo é o aumento do número de escalões, “mas o espaço, do Pavilhão Napoleão Guerra, não o permite”, recorda o dirigente. “Não é fácil o pavilhão
albergar treinos dos diversos escalões, femininos e masculinos, e juntar a isso os treinos das equipas seniores, sendo que começa tudo às 18h00. Temos de saber gerir a situação”, revela Manuel.

Fábio Salgueiro é o coordenador da formação do futsal masculino e lida com cinco equipas: traquinas (englobando atletas com idade do escalão petizes), infantis (com atletas benjamins), iniciados, juvenis e juniores. No total, são 65 os jovens que experimentam pela primeira vez o futsal enquanto outros vão aprimorando técnicas e adquirindo capacidades dentro do campo.

Artigo completo na edição de 21 de dezembro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.