Depois de se destacar pelas suas ilustrações, Marta Sousa lançou o primeiro livro “E Agora?” no mês passado. Inspirada na sua infância, a escritora e ilustradora espinhense aventurou-se num mundo cheio de humor, onde o principal objetivo é demonstrar atitudes positivas na hora de resolver os problemas.

Como surgiu a ideia de escrever este livro?

A ideia foi surgindo fragmentada através de conversas e de ouvir, repetidamente, que tenho uma atitude muito positiva perante a vida. Quando comecei a pensar, mais seriamente, em avançar com a publicação de um livro ilustrado e escrito por mim, soube desde logo que este seria o primeiro tema que queria desenvolver, apesar de ter outras histórias na gaveta. A inspiração vem muito das memórias da minha infância, da forma como vivo a maternidade e da convivência com as crianças que desenham comigo nos workshops de expressão plástica.

O que pretende transmitir com esta história?

O “E Agora?” é sobre a importância da nossa atitude quando estamos perante um novo problema. Acima de tudo, pretendo transmitir a ideia de que essa atitude é uma escolha que faz toda a diferença na forma como reagimos às dificuldades. Amuar ou continuar a tentar? Desistir ou acreditar? A principal mensagem da história é transmitir à criança as ideias de coragem e confiança, com humor à mistura. A história tem duas personagens, uma menina que quer aprender a brincar com um hula-hoop (arco) e a sua cadela que quer encontrar um osso. Ambas passam pelas mesmas dificuldades, alegrias e frustrações, e a criança pode acompanhar a história através de cada uma dessas personagens.

O gosto pela escrita vem desde criança?

Quando era criança escrevi muitos diários e, pensando a esta distância, escrever sempre foi algo que fiz com relativa facilidade e muito frequentemente ao longo da vida. Recordo um episódio quando, no quinto ano de escolaridade, mudei para uma escola onde não conhecia ninguém e, apesar da minha grande timidez, apresentei-me perante a turma com um poema escrito por mim, numa aula de português.

Entrevista disponível, na íntegra, na edição de 11 de janeiro de 2023. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€