Batalha das Flores, uma referência da história de Espinho é outro dos grandes destaques do mais recente livro (Fotografia: DR)

A Biblioteca Municipal acolhe a apresentação do mais recente volume da coleção que retrata a história de Espinho. Festejos da padroeira, a famosa Batalha das Flores ou o emblemático cortejo das Marchas Luminosas são algumas das tradições desvendadas.

Devoção, folia e tradições de Espinho são factos e curiosidades que vão ser desvendados no novo livro dos Cadernos d’Espinho. A apresentação está agendada para o próximo sábado, dia 20 de janeiro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, dando seguimento a um projeto que começou em 2019 e que tem sido acarinhado pelos espinhenses.

Depois da tradição dos banhos, da ligação ao jogo ou à arte xávega, chega agora o tempo de contar “as mais lindas festas e tradições”. Em grande destaque está, como não podia deixar de ser, a festa em honra de Nossa Senhora da Ajuda, padroeira de Espinho.

Segundo informações divulgadas pelos autores à Defesa de Espinho, este trata-se de “um culto indissociavelmente ligado às cidades e populações que habitavam junto ao litoral e que assim buscavam proteção divina para embarcações, marinheiros, pescadores e outros ofícios expostos aos perigos do mar”. Por isso, “se há celebração que rivaliza com os festejos de Nossa Senhora da Ajuda, embora em menor escala e menos atratividade de forasteiros, é a festa de São Pedro, um dos Santos Populares” e que é celebrado em diversas zonas do país.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 18 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€