Anta: Dois buracos em Cassufas à espera de solução

Fotografia: Defesa de Espinho

Desde pelo menos abril de 2023, a situação tem vindo a piorar. De um buraco, passou a haver dois e o passeio da fonte de Cassufas até já abateu. Os automóveis vão passando, à vez, por uma das faixas de rodagem, mas o piso corre riscos de abater.

“Já pedimos aos serviços da Câmara Municipal para avaliar a situação que se verifica próxima da estação elevatória. Por isso, estamos à espera que nos deem uma solução”, revela o presidente da Junta da União das Freguesias de Anta e Guetim, Nuno Almeida.

O autarca entende que a situação não terá uma fácil resolução. “Penso que necessitará de uma intervenção de fundo porque passa ali uma mina de água que alimentava a fonte. No entanto, ainda não sabemos quando se poderá avançar com a reparação”, afirma.

O presidente da Junta de Freguesia diz que já tem mandado tapar os buracos, mas a situação acaba por se repetir pouco tempo depois. “Isso não tem adiantado porque algum tempo depois o piso volta a abater. Terá de ser feita uma intervenção mais cuidada porque o problema está por debaixo do piso”, refere.

Segundo Nuno Almeida trata-se de “uma zona onde há uma confluência com as águas pluviais” e onde a Junta de Freguesia até “já tinha feito obra com a construção de uma rede pluvial nova. No entanto, há ali algo que não está a funcionar para estar a acontecer aquilo e há um constante entupimento das condutas com as chuvas”, adianta.

Artigo completo na edição de 25 de janeiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.