Praça do Mar: Pilaretes com ferrugem deverão ser reparados até março

Fotografia: Defesa de Espinho

Os pilaretes que foram colocados há cerca de dois anos na Praça do Mar, a sul da freguesia de Espinho, junto à praia, estão danificados e cobertos com ferrugem. A culpa é imputada a uma empresa contratada pela E-Redes, que terá danificado estes materiais, aquando de uma instalação. A Junta de Espinho promete repará-los até março.

As dezenas de pilaretes que foram colocados pela Junta de Freguesia de Espinho na Praça do Mar, para evitar a passagem de automóveis, estão enferrujadas e danificadas. Tudo indica que a empresa que procedeu à instalação de infraestruturas elétricas, contratada pela E-Redes, terá sido a responsável pelos danos que levaram ao elevado estado de degradação dos pilaretes.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Espinho, Vasco Alves Ribeiro, os pilaretes mais recentes foram ali colocados pela sua autarquia. O autarca garante que “está prevista a reparação”, inserida num conjunto de “pequenas coisas” a realizar dentro do território da freguesia. “Esses pilaretes serão raspados, terão um tratamento antiferrugem e serão pintados”, explica o autarca.

De acordo com Vasco Ribeiro, estes delimitadores de trânsito chegaram a este estado “devido a uma obra no ano passado da E-Redes, na qual a empresa contratada acabou por atirar os paralelos contra eles, depois de abrirem as valas no piso”. O autarca assegura ter, em sua posse, fotografias que demonstram esta realidade e na qual se podem ver “pilaretes a servirem de suporte ao amontoado de paralelos”.

Vasco Alves Ribeiro recorda que estas estruturas “têm, apenas dois anos” e que “não há razões para que estejam no estado em que se encontram, se não tivessem sido danificadas”. “Tenho fotografias do parceiro da E-Redes com os paralelos em cima dos pilaretes”, reitera o autarca, assegurando que “o tratamento que tinham de origem, não poderá ser recuperado”.

Artigo completo na edição de 1 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.