Espaço tem capacidade para receber quatro cidadãos (Fotografia: Sara Ferreira)

“Hoje faz-se história”. Foi desta forma que o Centro Social de Paramos, em parceria com a Câmara Municipal de Espinho, caracterizou a inauguração de um apartamento partilhado para pessoas em situação de sem-abrigo.

Trata-se da primeira resposta do género no concelho e as portas abriram-se ao início da tarde de hoje [8 de fevereiro] no Complexo Habitacional da Quinta de Paramos. O espaço, que tem capacidade para acolher quatro pessoas, recebe as primeiras duas já na próxima quarta-feira, dia 14. As restantes deverão chegar apenas em março.

O apartamento, composto por quatro quartos individuais, conta também com áreas comuns como a cozinha, a sala de estar e a casa de banho. O objetivo, tal como explicou o Centro Social de Paramos, é que os cidadãos permaneçam durante seis meses, ao mesmo tempo em que são acompanhados pelas equipas e possam “aprender ou reaprender” hábitos que permitam a sua autonomia. De acordo com a instituição, existe ainda a possibilidade de ficarem mais seis mediante avaliação técnica.

O momento da inauguração contou com a presença de Maria Manuel Cruz, presidente da Câmara Municipal de Espinho, Manuel Dias, presidente da freguesia, e ainda de Rosa Maria Gomes, comissária na Divisão Policial de Espinho.