Foto: DR

O grupo continua a manter a sua atividade e a próxima caminhada é já no dia 25 de fevereiro. O incentivo à atividade física continua a ser valorizado pela comunidade, que continua a marcar presença em cada iniciativa.

Depois de comemorar, no final de 2023, uma década de existência, o grupo de caminhada Anta a Mexer não parece mostrar sinais de abrandamento. Desde 2013, o movimento tem conseguido cumprir os seus principais objetivos: fomentar a prática regular do exercício físico e incentivar a comunidade a adotar um estilo de vida mais ativo e saudável.

O seu fundador, Jorge Rocha, revela que a criação surgiu numa conversa de café, em que o próprio, que até está ligado à área do desporto, foi abordado por uma amiga para organizar eventos de atividade física. “Caminhadas que foram pensadas para ser percorridas por três ou quatro pessoas, numa fase inicial, tornaram-se de 45 na primeira caminhada, tendo já chegado a levar 700 participantes num evento solidário. Atualmente, as caminhadas têm levado, em média, 80 pessoas a mexer-se”, recorda Jorge Rocha.

A pandemia acabou por colocar um travão nas aspirações, mas não foi um ponto final. “Já estivemos a fazer duas por mês, mas a pandemia obrigou-nos a parar completamente. Reiniciamos com uma caminhada mensal, normalmente no último domingo do mês, e com algumas caminhadas temáticas”, explica Jorge.

Artigo completo na edição de 15 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.