Seis candidatos de Espinho às eleições legislativas abordam questões cruciais como o transporte, habitação, emprego e a saúde. As divergências são evidentes, especialmente em relação à linha de Alta Velocidade, Linha do Vouga e propostas para combater o desemprego. No tema da saúde, destaca-se a urgência básica no Hospital de Espinho, como ponto de maior concordância. As perspetivas e posições dos candidatos fazem o Destaque da edição desta semana.

Em 4500 Espinho, conheça o ponto de situação das obras de renovação da Linha do Norte, em particular das passagens desniveladas a zona sul da cidade. Depois de muitos atrasos, está prometida a abertura da passagem rodoviário, junto à Marinha, em Silvalde, para o final deste mês.

Na secção 4500 Freguesias, conheça o projeto “Anta a Mexer”, ativo há uma década na maior freguesia do concelho e que continua a promover caminhadas mensais para incentivar a prática de exercício físico e um estilo de vida saudável na comunidade.

No regresso da secção Pessoas & Negócios, fomos conhecer a atividade da compra e venda de ouro usado. Manuel Lima, comerciante em Espinho há mais de 20 anos, mostra as regras apertadas do setor e denuncia que nem todos os espaços as cumprem.

Ricardo Nuno Fidalgo volta ao espaço de Opinião, com um texto de homenagem a pessoas que fazem das tragédias pessoais uma motivação; e, em Defesa Ataque fomos conhecer as expectativas e ambições de duas novas figuras do desporto local: a nova presidente do futebol popular espinhense, Renata Malta; e o jovem atacante da equipa de vólei da Académica, Daniel Monteiro.