Nova líder do futebol popular está disponível para ouvir os clubes

A noite de 9 de fevereiro foi histórica para a sobrevivência do futebol popular no concelho de Espinho. A comissão administrativa presidida por Renata Malta foi eleita e já assumiu os comandos da AFPCE até ao final da época, com o objetivo de “deixar as competições fluir”.

Chegou ao fim a indecisão que já durava há algumas semanas na Associação de Futebol Popular do Concelho de Espinho (AFPCE), tal como a consequente pausa competitiva. Depois da saída de Tiago Paiva da presidência da AFPCE, ou do anúncio da mesma, não existia nenhum candidato que se perfilasse para assumir o cargo, cenário que se verificou durante algumas semanas.

No entanto, na semana passada apareceu, finalmente, uma solução para este impasse, com a criação de uma comissão administrativa que tomasse conta da associação até, pelo menos, o final da época 2023/2024. Dada a falta de outras alternativas, era expectável que esta comissão fosse eleita e isso foi confirmado na noite de 9 de fevereiro.

Em posição de destaque nesta comissão está Renata Malta, a nova presidente da AFPCE. A recém-eleita dirigente não era dirigente de nenhum clube, mas estava ligada ao Rio Largo, acompanhando todos os jogos. Foram os próprios elementos do clube que convidaram Renata para assumir o cargo de presidente da comissão. Por questões regulamentares, a dirigente irá ser a nova representante do Rio Largo na direção, sucedendo a Rui Freitas, atual presidente do clube.

“Aceitei o desafio porque, primeiramente, achei que seria capaz de assumir este cargo e que poderíamos fazer algo interessante. Além disso, se ninguém assumisse esta posição, o futebol popular do concelho iria ser dado por terminado, provavelmente”, indica.

Apesar de não ter a experiência na gestão de clubes de futebol ou de associações afetas a este desporto, que outros possíveis candidatos poderiam ter, Renata revela que a sua vida profissional a leva a fazer “gestão de equipas, algo que se enquadra naquilo que é exigido a um presidente deste tipo de associação”

Artigo completo na edição de 15 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.