Câmara investe no antigo quartel, Bairro da Ponte de Anta e da Marinha para criar nova habitação

Fotografia: Sara Ferreira/arquivo

O concelho de Espinho irá receber mais de 60 milhões de euros para investir em habitação. Os bairros da Quinta de Paramos e da Marinha (Silvalde) serão os primeiros a serem intervencionados. Antigo quartel e Bairro da Ponte de Anta deverão acolher novas habitações.

A presidente da Câmara Municipal de Espinho, Maria Manuel Cruz, disse à Defesa de Espinho que está prevista uma verba de “mais de 60 milhões de euros para investir em habitação” no concelho de Espinho no âmbito do Programa 1º Direito. A autarca explica que, “neste momento, o processo encontra-se na fase de revisão do projeto de arquitetura” para a requalificação do Bairro da Quinta, em Paramos e garante que “está a avançar, também, o projeto de arquitetura para a requalificação do Bairro da Marinha, em Silvalde”.

Maria Manuel Cruz assegura, também, que “está prevista a requalificação dos apartamentos que estão fechados há muitos anos na Marinha e em Paramos e que se encontram em elevado estado de degradação”, para depois os poder atribuir, mediante regras.

A autarca lembra que a construção prevista para um dos antigos quartéis dos bombeiros “será feita no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)” e que para isso, “será preciso contrair um empréstimo que não irá honorar o Município de Espinho”. O empréstimo, segundo a presidente da Câmara, “será pago através das rendas, controladas, para jovens”, o que “irá exigir a criação de um regulamento para a atribuição dos fogos e para o estabelecimento das respetivas rendas”.

Para além de novas habitações no antigo quartel, o Município também irá construir nova habitação na Marinha, em Silvalde. “Já fizemos o registo dos terrenos, que não estava feito e já foi elaborado um estudo prévio”, assegura a presidente.

Artigo completo na edição de 29 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.