O Centro Multimeios e o FACE vão receber, até abril, duas exposições. O objetivo é invocar as mulheres, através de uma instalação com sapatos e relatos de vítimas de violência, e o 50º aniversário da revolução com uma mostra coletiva de 50 artistas.

É precisamente amanhã, 8 de março, dia em que se assinala o Dia Internacional das Mulheres que o Centro Multimeios inaugura a exposição A Verdade Dói.

No total, 28 pares de sapatos de mulheres vítimas de violência doméstica e de género vão estar expostos e serão acompanhados pelos vários testemunhos que relatam aquela história em particular. Segundo o Município de Espinho, promotor da iniciativa no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação do Concelho de Espinho, em parceria com o Museu do Calçado, esta exposição – que é também uma instalação – “dá voz a inúmeras mulheres que viram as suas vidas destroçadas por atos de violência”, recordando que “a violência contra as mulheres é uma das mais transversais à história e sociedades do mundo, atravessando classes sociais e idades”.

A inauguração está agendada para as 10 horas e, até 28 de abril, pode ser visitada, de forma gratuita.

Liberdade – 50 anos, 50 mulheres, 50 dias é o nome de outra exposição que também inaugura esta sexta- -feira, mas no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho.

Com as comemorações do 50º aniversário da revolução à porta, o Município abre o programa comemorativo com uma exposição coletiva de 50 mulheres em diversas áreas como a pintura, escultura, o desenho ou a fotografia.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 07 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€