Emídio Sousa (à direita) é um dos eleitos pela AD de Montenegro (Fotografia: Sara Ferreira)

Com todas as freguesias do distrito de Aveiro já apuradas, a Aliança Democrática (AD) consegue eleger sete deputados pelo círculo eleitoral.

Emídio Sousa, cabeça de lista e antigo presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, foi o primeiro deputado eleito, seguindo-se Silvério Regalado e Ângela Almeida. Em quarto lugar, é eleito Salvador Malheiro, antigo presidente da Câmara Municipal de Ovar e o último a ser conhecido foi Paulo Cavaleiro.

Já o Partido Socialista consegue eleger cinco deputados em Aveiro, onde se inclui Pedro Nuno Santos. Logo a seguir, aparece Cláudia Santos, Carlos Neto Brandão, Hugo Matos Oliveira e, por fim, Susana Lopes Correia.

Jorge Galveias Rodrigues é o primeiro deputado eleito pelo Chega em Aveiro, mas é acompanhado por Maria José Gomes de Aguiar e também por Armando Silva Grave, representando uma alteração no distrito, já que nas eleições legislativas de 2022 o Chega não conseguiu eleger qualquer deputado.

A Iniciativa Liberal consegue, em Aveiro, eleger Mário Faria de Oliveira Lopes, o que significa, à semelhança do Chega, uma mudança no distrito, já que em 2022 não o conseguiu.

Pelo círculo eleitoral do Porto, foi também eleito o espinhense Miguel Guimarães, cabeça de lista da AD e ex-bastonário da Ordem dos Médicos e Carlos Guimarães Pinto, pela Iniciativa Liberal (IL). No entanto, o deputado agora eleito já reagiu nas redes sociais, mostrando dúvidas quanto à possibilidade de uma governabilidade sólida para o futuro. Carlos Guimarães Pinto agradeceu a confiança depositada na IL, esperando “que daqui a seis meses repitam os votos”.

Cabeça de lista por Lisboa, Luís Montenegro foi eleito e deverá ser primeiro-ministro. Também pela AD são eleitos Joaquim Miranda Sarmento e Ana Paula Correia.