Foto: Francisco Azevedo

Depois de já ter garantido um lugar nos oito primeiros, a Académica de Espinho foi, ainda, mais longe e garantiu a presença entre as quatro equipas que vão disputar o título nacional.

A dupla jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Una Seguros, que se disputou no último fim de semana, prometia ser decisiva e foi isso que se confirmou. A conjugação de resultados sorriu à Académica, que conseguiu assegurar a presença na Divisão Elite ao garantir um lugar nos quatro primeiros classificados.

Os academistas venceram o Vitória SC por 3-1 (25-19, 25-20, 19-25 e 25-23) no dia 9 e beneficiaram da derrota do Fonte Bastardo contra o mesmo adversário no dia 10.

Graças a estes resultados, a formação orientada por Miguel Maia foi a jogo com o Sporting CP, no dia 10, sabendo que já estava apurada para a fase seguinte. Os mochos acabaram por perder esse jogo por 3-0 (25-16, 25-21 e 25-17).

Na última jornada desta fase, a Académica vai a casa do Fonte Bastardo, apenas para cumprir calendário e já sabe que irá enfrentar o SL Benfica, que ainda não perdeu um jogo, nas meias finais da competição.