Cansados de esperar, Patinhas Sem Lar vai adquirir terreno para construir abrigo

Fotografia: Francisco Azevedo

A Associação Patinhas Sem Lar vai avançar para a compra de um terreno para construir um novo abrigo para os animais. A garantia foi dada por uma das responsáveis pela instituição, Ana Paula Castro, que alega não poder esperar mais por um terreno que deveria ser cedido pelo Município de Espinho. A instituição não quer sujeitar-se a perder mais de 190 mil euros que foram concedidos para a construção do novo equipamento.

A Patinhas Sem Lar irá dar início, até ao final do ano, à construção de um novo abrigo para animais, utilizando uma verba de 194 mil euros que lhe foi atribuída no âmbito de uma candidatura aos fundos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação já tem o dinheiro e o projeto, mas falta o terreno para tudo avançar.

“Este fim de semana estive a tirar várias fotografias às condições que temos no atual abrigo canino, perante isso, iremos mesmo avançar para a aquisição de um terreno onde iremos construir o novo abrigo com base num projeto que já dispomos”, garante Ana Paula Castro, justificando que a decisão deve-se ao facto de “não haver uma resposta clara por parte do Município”.

“Estamos há um ano à espera de uma resposta do Município de Espinho, e na, última reunião com a presidente e o vice-presidente, a 29 de fevereiro, foi-nos dito que acham que o terreno ficará disponível no próximo mês. Isto não é um compromisso nem uma certeza, o que faz com que avancemos para a aquisição de um terreno”, explica a responsável. “Não podemos sujeitar-nos a perder a verba de mais de 190 mil euros que já nos foi atribuída”, sublinha, acrescentando que esse terreno irá ser adquirido em “Espinho ou nos arredores”.

Artigo completo na edição de 14 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.