Grupo de amigas deu início ao projeto em 2019 (Fotografia: Sara Ferreira)

Aliar os laços de amizade com contributos solidários é o mote para a criação do grupo As Joaquinas, um grupo de 12 senhoras que costuram peças de vestuário para países africanos.

Intitulam-se de Joaquinas e reúnem-se todas as terças-feiras para costurar e criar vestidos e calções para crianças mais desfavorecidas. A ideia surgiu, por acaso, em outubro de 2019 e acabou por se instalar de pedra e cal num grupo de amigas que dura há mais de trinta anos.

Segundo Maria de Lurdes Figueiredo, coordenadora do grupo, foi precisamente através de um artigo numa revista que tudo começou. “Um dia estava no cabeleireiro e, numa leitura, deparei-me com o projeto Dress A Girl Around The World”, começa por contar, explicando que o projeto nasceu nos Estados Unidos para criar peças de vestuário para crianças de países carenciados e cresceu através da criação de diversos grupos em vários países do mundo.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 14 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro, por apenas 32,5€