Ainda está em desenvolvimento, mas Nek sabe o que quer fazer da tela que enfrenta. Numa analogia, o artista retrata uma “musa de proteção” para todos os perigos no mar.

É em casa, na sua cidade e no bairro da Marinha, que Bruno Nogueira, popularmente conhecido por Nek, está a realizar mais uma intervenção de arte urbana. A tela é, novamente, a parede do café Anabela, junto à praia, uma vez que o artista já tinha ilustrado Carlota Galante, uma conhecida peixeira de Espinho no mesmo local.

O novo trabalho, ainda em desenvolvimento, surge novamente por convite da proprietária do estabelecimento, após uma fase de degradação da intervenção anterior, causada pelas condições climatéricas.

“O projeto surge no sentido de renovar, de dar uma nova alma, não só ao café, mas também enraizar a arte xávega”, pois “o local acaba por ser um género de porto para vários moradores da zona e para a comunidade da arte xávega”, explica Nek.

Artigo disponível, na íntegra, na edição de 29 de fevereiro de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€