Surfistas espinhenses preparadas para apanhar a melhor onda

Fotografia: DR/arquivo

A nova época do surf está aí com o arranque da Liga Meo Surf, no dia 22, até 24 de março. O Allianz Figueira Pro, na Figueira da Foz, é a primeira prova que contará com a participação de três espinhenses: Núria Maganinho (Associação Onda do Norte), Maria Silva e Beatriz Costa (Associação Mar de Espinho).

O ARRANQUE é amanhã [22 de março], mas as surfistas espinhenses estão a preparar a etapa inaugural da Liga Meo Surf há já algum tempo. As condições climatéricas não têm ajudado, mas cada uma das atletas espinhenses tem encontrado formas de treinar.

“Vou procurar fazer o meu melhor surf para me sentir confortável e, por isso, irei procurar avançar algumas baterias, embora reconheça que a competição é fortíssima”, admite a espinhense Beatriz Costa que representa a Associação Mar de Espinho (AME).

A surfista diz que o treino de preparação para as provas de surf “é feito durante toda a época” e que não o faz só nas últimas semanas. “O ideal, nestes casos, será tentarmos surfar algumas vezes na praia onde se irá realizar a competição para, dessa forma, ficarmos a conhecer um pouco melhor o mar”, admite acrescentando que quando isso não é possível, há que “procurar uma praia cujas condições do mar estejam o mais próximo possível das da praia onde irá decorrer a prova, o que é muito importante para se criar uma adaptação, sabendo de antemão que o mar é imprevisível e que muda constantemente”.

Beatriz tem estado a treinar na Costa da Caparica e, por isso, não tem apanhado as ondas de Espinho. “Fiz os treinos físicos em Espinho, na Academia 20 com o Eurico Moutinho”, mas o treino de mar tem sido a sul.

A espinhense considera que o arranque de uma época “é sempre uma incógnita e tem algumas incertezas”, mas sente-se preparada para voltar à competição. “Estou muito feliz por poder voltar às competições e estou certa de que irei passar por bons momentos. Espero que este seja um bom ano, não necessariamente a nível de resultados, mas no que respeita a fazer um bom surf, apanhar boas ondas e poder viajar, tentando fazer coisas novas”, sublinha.

Artigo completo na edição de 21 de março de 2024. Assine o jornal que lhe mostra Espinho por dentro por apenas 32,5€.